PSDB – RS

PSDB elege quatro deputados estaduais para a próxima legislatura

eleitosA Bancada do PSDB no Parlamento gaúcho contará com quatro deputados estaduais na próxima legislatura. Os tucanos reelegeram Lucas Redecker (96.561 votos), Jorge Pozzobom (48.244 votos), Pedro Pereira (43.535 votos) e Adilson Troca (32.579 votos).

Assim como em 2010, Redecker se configurou como o deputado mais votado da história do partido na Assembleia, ampliando a votação conquistada no último pleito (69.043), e alcançando a segunda colocação entre os candidatos mais votados nesta eleição. Pozzobom e Pereira também ampliaram suas votações na comparação com o processo eleitoral anterior.

A deputada Zilá Breitenbach ficou na primeira suplência da coligação formada por PSDB, PRB e Solidariedade, com 29.216 votos. O ex-prefeito de Uruguaiana, Sanchotene Felice, ficou na segunda suplência, com 24.100 votos.

Os eleitos

Lucas Redecker é filho do deputado federal Júlio Redecker (morto em 2007). Foi assessor especial junto ao gabinete da ex-governadora Yeda Crusius (PSDB). Em 2010, conquistou seu primeiro mandato na Assembleia. Atualmente preside a Frente Parlamentar de Fomento às Parcerias Público-Privadas e a Frente Parlamentar do Turismo. Recentemente propôs e comandou a CPI da Energia Elétrica. Ele também se destacou como o deputado mais presente no Parlamento e foi o que mais apresentou emendas ao Orçamento do Estado nos últimos anos.

Jorge Pozzobom é advogado criminalista e foi vereador em Santa Maria. Atuou como secretário de Assistência Social e de Integração Regional e Relações Institucionais em Santa Maria, antes de chegar à Assembleia. No Parlamento, comandou a CPI sobre a cadeia produtiva do arroz no Estado. Coordena a Frente de Apoio aos Advogados e a Frente em Defesa dos Conselheiros tutelares. Ao longo do mandato se destacou, ainda, com um dos líderes de oposição mais combativos.

Pedro Pereira é médico, natural de Canguçu e ingressou na vida pública em 1992, elegendo-se vereador, reeleito em 1996. Vai para o seu terceiro mandato consecutivo na Assembleia. Pereira sempre buscou defender pleitos ligados à saúde, mas também trabalhou temas ligados à educação, agricultura, segurança e obras de infraestrutura. Recentemente ganhou destaque ao propor Emenda Constitucional separando o Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, proporcionando assim autonomia financeira e administrativa para a corporação.

Adilson Troca é técnico contábil. Em 1988 foi o primeiro vereador eleito pelo PSDB no Estado e depois vice-prefeito de Rio Grande. É autor de dezenas de Leis de relevância social, entre as quais o Passe Livre Intermunicipal para Deficientes Carentes, Teste do Pezinho Gratuito, Redução de Danos e combate às drogas. Também se destaca na coordenação da Frente Parlamentar de Doação de Órgãos. Atualmente preside o PSDB gaúcho.

Ver mais