Movimentos que conseguiram o engajamento da população sem ajuda ou patrocínio da tradicional sociedade civil organizada foi o tema do evento ‘Voz às Ideias, Líderes e Livres’ que a juventude do PSDB-RS realizou no último sábado, 21, em Porto Alegre.
Líderes de movimentos jovens, como Kim Kataguiri e Renan Santos, coordenadores do Movimento Brasil Livre, uma entidade apartidária que foi presença forte nos últimas manifestações de rua em todo o Brasil, e Tiago Menna, integrante da Banda Loka Liberal, chamada para tocar nestas ações de rua, fugindo das tradicionais palavras de ordem, foram os principais palestrantes do evento que reuniu mais de 100 jovens da grande Porto Alegre.
“Queremos fazer política de forma real, e o PSDB-RS quer ouvir e entender melhor como estão acontecendo estes movimentos que não têm somente um líder, seja uma pessoa ou um partido, mas que são iniciados e realizados pela sociedade mesmo, sozinha e apartidária”, fala o presidente estadual da sigla e deputado federal Nelson Marchezan Jr. Depoimentos emocionados como o do rapper e ativista cultural Giovane Byl, morador do bairro Mário Quintana, situado na divisa da capital com Viamão, “moro na região mais violenta do Rio Grande do Sul, com alguns índices de desenvolvimento humano – como número de adolescentes grávidas ou de HIV – mais baixos que os africanos. Como mudar isso? Cobrando e cobrando dos administradores, dos políticos, cobranças reais tipo cadê o projeto de melhoria? Quais os números dos documentos públicos? Qual o prazo de conclusão? E estaremos lá todo dia, lembrando desses compromissos com a população”, lembra Byl.
Para Kataguiri, “é preciso espalhar os valores reais de uma nova sociedade para todos. Existem muitos institutos que se preocupam com isso, mas não estão mais atingindo nossos jovens. As formas tradicionais de passarem adiante estas ideias não funcionam mais, não se tornarão um ‘fenômeno de massa’, como as manifestações de rua. Informações reais como, por exemplo, de que são as pessoas com menores ganhos as que pagam mais impostos hoje no Brasil, quais são as ferramentas legais da população de interferir numa gestão pública, tudo isto e muito mais precisa ser levado à sociedade, mas de forma clara e compreensível. Este encontro promovido pela juventude do PSDB é uma forma mais leve de se falar disso, trazendo mais jovens para discutirem política e, em consequência, sua vida”, finaliza Kataguiri, coordenador do MBL que, hoje, está presente em mais de 200 cidades do Brasil, em todos os estados da Federação e com mais de 2.500 voluntários.
Na sexta, 20, o PSDB-RS também discutiu a segurança pública na capital, num encontro realizado na Assembleia Legislativa com representantes da polícia civil, da Brigada Militar e de empresas de segurança privada.