PSDB – RS

PSDB sai na frente ao qualificar debate sobre reformas prioritárias do ano legislativo

tripoliA bancada do PSDB saiu na frente no debate sobre as grandes reformas em pauta no Congresso para este ano. Já na primeira semana após a abertura do ano legislativo, promoveu, em conjunto com o Instituto Teotonio Vilela, um ciclo de debates entre especialistas e os parlamentares. Ao fazer um balanço dos três dias de debates, o líder tucano na Câmara, Ricardo Tripoli (SP), disse que o partido está preparado para o embate e para enfrentar o desafio de aprovar as reformas trabalhista, tributária e previdenciária – todas elas em discussão em comissões especiais da Câmara.

Com o tema “Os desafios do Congresso para 2017”, o ciclo começou na manhã de terça-feira (7), com o debate sobre a alteração no sistema de impostos entre o economista José Roberto Afonso e o deputado Luiz Carlos Hauly (PR), relator da matéria. No segundo dia, o professor da USP Hélio Zylberstajn e o deputado Rogério Marinho (RN), relator da comissão especial, abordaram a reforma trabalhista. Encerrando o seminário, o economista Paulo Tafner e o deputado Marcus Pestana (MG) discorreram sobre a reforma da Previdência. Os três dias registraram presença expressiva de deputados e senadores.

Para Tripoli, o balanço do evento é o muito positivo possível, pois os parlamentares e assessores técnicas tiveram acesso a panorama de cada uma dessas três áreas e os principais pontos das propostas em debate. “Este ano será voltado para as mudanças. Aceitamos esse desafio e, como partido, não poderíamos deixar de dar contribuições valorosas. O PSDB investe nessa questão pensando na população. Estaremos afinados com o povo para conversar de forma didática, nos estados e municípios, sobre a importância dessas reformas e de que maneira serão realizadas”, destacou o líder tucano.

O deputado afirma que segmentos organizados e a oposição vão tentar desvirtuar o debate, mas o partido estará pronto para provar que as reformas são necessárias e visam o futuro do país. “Todos entendem que estamos num momento difícil. O Brasil vinha sendo gerenciado com um modelo ultrapassado, retrógrado e que, ao meu ver, não tinha futuro. Com o modelo novo teremos que fazer algumas transformações, reformas que serão vitais para o país voltar a crescer”, reiterou.

O presidente do ITV, senador José Aníbal (SP), também fez uma defesa enfática das reformas. Além disso, o tucano aponta que há uma urgente necessidade de uma legislação trabalhista mais contemporânea e semelhante as dos países desenvolvidos e de uma legislação tributária que seja eficiente, transparente e não tão custosa como hoje.

“Além disso, temos que fazer a reforma da Previdência urgentemente para que tenhamos sustentabilidade no sistema, garantindo pensões e aposentadorias para os que estão no sistema e os que vão entrar. Será preciso, por exemplo, aumentar a idade mínima para aposentadoria, fazer uma regra de transição não muito longa e extinguir aposentadorias especiais que são um ônus enorme para o Estado”, defendeu.

O senador afirma que as reformas devem ser trabalhadas de forma transparente, sem bravatas ou populismo. O partido combaterá as informações falsas que circulam nas redes com a verdade sobre cada uma das reformas. “Temos que mostrar a realidade”, defendeu Aníbal.

* Do PSDB na Câmara

Ver mais