Desde o início da pandemia do coronavírus, o Rio Grande do Sul ampliou em 90% o número de leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esse percentual representa o dobro do índice de 45% relativo ao aumento de leitos de UTI em todo o Brasil, entre SUS e privados, conforme o Conselho Federal de Medicina (CFM).
Em março, o Estado tinha 933 leitos de UTI e está chegando a 1.779. Esses novos leitos de UTI destinados a tratamento de Covid-19 pelo SUS entraram em funcionamento na rede hospitalar do Rio Grande do Sul para atender à crescente demanda de pacientes com casos graves da infecção. Outros 149 estão em processo de habilitação pelo Ministério da Saúde.
Conforme acompanhamento da Secretaria da Saúde (SES) sobre a ocupação de leitos, o número de internações em UTI de pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19 triplicou nos últimos dois meses no Estado. Mesmo assim, a taxa de ocupação se mantém estável em cerca de 75%.
Esses índices resultam do trabalho desenvolvido pelo governo do Estado desde março. Diante da situação de emergência e calamidade pública decretada no território gaúcho, foi elaborado o plano de contingência hospitalar, junto com a implementação do modelo de Distanciamento Controlado. A meta é chegar a 1.909 leitos de UTI habilitados, representando um aumento de 105% na capacidade instalada de vagas de UTI para pacientes atendidos pelo SUS no Estado… Leia mais