Segundo o líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Jorge Pozzobom, a presidente Dilma Rousseff continua sem compreender a razão da indignação popular com seu governo. Para Pozzobom, o pronunciamento de Dilma em resposta às manifestações ocorridas no domingo (15), em todo o país, deixa claro que ela está desconectada da realidade. “A presidente está propondo diálogo no momento em que a situação está cada vez mais insustentável. Os brasileiros não acreditam mais nela”, salientou.
Pozzobom ressaltou que o governo petista está subestimando a percepção da população sobre a conjuntura nacional. “A presidente fala à nação buscando se eximir da responsabilidade com a roubalheira de proporções monumentais na Petrobras. Ela não admite que conduziu uma política econômica desastrosa nos últimos anos. Dilma deveria pedir desculpas publicamente devido aos desmandos do seu governo”, avaliou.
O parlamentar também ressaltou que a presidente não entendeu que a população se recusa a pagar a maior parte da conta amarga do arrocho recessivo que o governo petista está impondo ao país. “Quebradeira é o que mais se tem visto no Brasil desde a chegada de Dilma à presidência. Apenas para ilustrar, a indústria brasileira produz hoje 9% menos do que produzia em 2009. A geração de empregos caiu em todos os anos do seu primeiro mandato. Somente nos últimos dois meses, 637 mil postos foram eliminados”, apontou.
A partir de dados levantados pelo Instituto de Pesquisa Amostra, Pozzobom aproveitou a oportunidade para traçar um perfil dos participantes da manifestação do último domingo (15) em Porto Alegre. O deputado ressaltou que 44% dos manifestantes que protestaram na capital gaúcha indicaram insatisfação com o PT. “Os cidadãos demonstraram insatisfação com a política em geral. Entretanto, vale destacar que o descontentamento com o partido da presidente é maior”, afirmou.
Outro dado relevante apontado por Pozzobom foi o percentual apurado pelo instituto Datafolha, onde mais de 70% dos manifestantes que participaram dos atos em São Paulo revelaram que nunca haviam comparecido em um protesto. “Isso demonstra o quanto o cidadão comum está preocupado com a situação do país. A corrupção e a incompetência está motivando os brasileiros a se manifestarem nas ruas”, concluiu.
Da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa RS