Brasília – O Brasil encerrou o primeiro trimestre de 2014 com o pior resultado da história de sua balança comercial. O prejuízo acumulado nos três primeiros meses do ano foi de US$ 6,072 bilhões. Parte do déficit foi explicado pelo resultado de março – apesar de positivo, o superávit de US$ 112 milhões é o pior para o mês desde 2001, e foi insuficiente para reverter o quadro negativo acumulado em janeiro e fevereiro.
O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) avaliou que a situação é causada pela perda de competitividade dos produtos brasileiros – o que, segundo ele, é causado pela ausência da realização de reformas estruturais nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.
“As gestões do PT não souberam dinamizar a economia. Tiveram um ‘mar de almirante’ para trabalhar o setor em seus primeiros anos, até a crise de 2008, mas a questão política falou mais alto, e os petistas não tiveram vontade de dar continuidade a um processo iniciado durante a gestão de FHC. Os resultados disso são colhidos agora”, disse o tucano.
Flexa condenou a “falta de gestão” demonstrada pelo PT também em outros setores da administração pública e acrescentou: “as manobras de Dlima e sua equipe para disfarçar os maus resultados já não estão mais sendo suficientes”.