O cercamento eletrônico para monitorar veículos no entorno de Pelotas foi um dos assuntos tratados pelos órgãos integrantes do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) que se reuniram nesta quinta-feira (22), na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Este foi o segundo encontro do grupo neste ano e voltou a debater a construção de políticas públicas e de ações conjuntas de inteligência na área da segurança.
Ao abrir o encontro, a prefeita Paula Mascarenhas, reforçou a importância do diálogo para formulação de estratégias para elevar a segurança da população. A proposta é intensificar a realização de debates para construir coletivamente um Plano Municipal de Segurança Pública. “Tenho muita expectativa sobre a produtividade dessas reuniões, dessa troca de informações para a elaboração de estratégias para reduzir os índices de criminalidade”, enfatizou Paula.
O compartilhamento de imagens de câmeras é uma forte tendência entre as entidades que integram a administração pública em todas as esferas e Pelotas acompanha esse movimento. Por aqui, as autoridades também estão mobilizadas no fortalecimento de uma rede de cooperação de informações, tecnologias e ferramentas de gestão e vigilância. “Devemos trabalhar juntos, compartilhar recursos, inclusive imagens”, apontou o secretário da SSP e coordenador do GGI, Aldo Bruno Ferreira.
A SSP e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fizeram um acordo neste ano de integração do sistema de videomonitoramento que permitirá à Guarda Municipal acessar as informações e câmeras da PRF. Na discussão sobre os detalhes da iniciativa, foi levantada a possibilidade da disponibilização do sistema também a outras instituições como a Polícia Civil, o 4º Batalhão de Polícia Militar (4ºBPM) e a Secretaria de Transporte Trânsito (STT). A princípio, não há impedimentos para a ampliação do acesso, mas cada solicitação deverá ser formalizada individualmente.
Na ocasião, Ferreira confirmou a conclusão da pesquisa de orçamentos para o investimento da Prefeitura no cabeamento em fibra ótica para o compartilhamento das imagens do Centro Integrado de Videomonitoramento da SSP (Ciom) com o 4ºBPM. Esta é outra estratégia de integração prestes a ser colocada em prática. A estimativa é de contratar a empresa para realizar o serviço nas próximas semanas.
Formas de gestão do Fundo Municipal de Segurança Pública (FMSP) e os próximos passos para se iniciar a captação de recursos para investimentos a partir de doações ou emendas parlamentares também tiveram destaque no dia. Uma comissão deve ser formada para elencar as demandas prioritárias e nortear a aplicação de investimentos futuros.