PSDB – RS

Rosa Weber pode decidir nesta terça-feira sobre futuro da CPI da Petrobras

Rosa-Brasília (DF) – Relatora no Supremo Tribunal Federal (STF) dos mandados de segurança relativos à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, a ministra Rosa Weber deve se pronunciar sobre o tema entre esta terça-feira (22) e amanhã (23). O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, e vários parlamentares da oposição estiveram com a relatora, na semana passada, quando reiteraram a importância da instauração da CPI.

A ministra analisa um mandado de segurança apresentado por parlamentares de oposição para garantir que o Senado instale a CPI que pretende investigar apenas irregularidades na companhia petrolífera.

A base governista tenta evitar a instauração da CPI da Petrobras ao pressionar para a inclusão de vários temas que não são associados à estatal, como as denúncias envolvendo o Porto de Suape, em Pernambuco. O objetivo é atingir PSDB e PSB e, assim, esvaziar a investigação.

Erro

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), decidiu pela incorporação de temas sob o argumento de que a comissão mais ampla deveria prevalecer. Na prática, ele impediu a existência de uma comissão para investigar apenas a Petrobras. Para Aécio, foi uma decisão equivocada.

Porém, a expectativa é que a discussão deve prosseguir nas próximas semanas, pois os dois requerimentos que pedem a instalação de Comissões Mistas Parlamentares de Inquéritos (CPMIs) devem ser lidos em sessão do Congresso. Isso pode gerar um embate idêntico ao gerado com as CPIs propostas no Senado, segundo o site da Veja on-line.

Ver mais