PSDB – RS

Sábado é o dia D da campanha de multivacinação em Porto Alegre

A campanha de multivacinação de crianças e adolescentes até 15 anos incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias) será realizada, em todo o Brasil, até 22 de setembro. A rede pública da Capital não oferecerá vacina contra HPV para pessoas com mais de 15 anos, porque os lotes recebidos do Ministério da Saúde têm validade superior ao mês de março de 2018. Neste sábado, 16, Dia de Divulgação e Mobilização Nacional, a frota de ônibus circulará com passe livre na cidade, para facilitar o acesso das pessoas às salas de vacina que estarão abertas para receber a comunidade. A listagem das salas abertas no sábado será divulgada no decorrer da semana.
Em Porto Alegre, a rede municipal oferecerá os imunobiológicos, com exceção da vacina BCG, que é feita em unidades-referência, em todas as salas de vacina com condições técnicas de atendimento ao público, além das unidades que abrem em horário estendido – US São Carlos e Centro de Saúde Modelo, que atendem de segunda a sexta-feira até as 22 horas. Nas demais unidades, o atendimento à população é feito de segunda a sexta, das 8h às 17h.
É fundamental que a caderneta de vacinação seja levada à unidade de saúde, o que permitirá a avaliação da situação de cada criança ou adolescente, ou seja, com a carteira, os profissionais de saúde poderão avaliar se há falta de alguma vacina ou necessidade de dose adicional de algum imunobiológico pra complemento do esquema vacinal.
Objetivos – A intenção da campanha de multivacinação é resgatar não vacinados ou completar esquemas de vacinação, visando a atualizar a caderneta das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. Estão disponibilizadas 14 vacinas para as crianças: BCG, Hepatite B, Pentavalente, VIP, VOPb, Rotavírus humano, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, Febre amarela, Tríplice viral, Tetra viral (ou tríplice viral + varicela) DTP, Hepatite A, Varicela (para os indígenas) – e seis vacinas para os adolescentes: hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dT, meningocócica C conjugada e HPV). Além das seis do calendário, adolescentes grávidas terão à disposição dTpa e, indígenas adolescentes, vacina contra varicela.
A atualização do esquema vacinal também contribui para manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis no Brasil (diarreia por rotavírus, sarampo, coqueluche, difteria, tétato neonatal e acidental, meningites, hepatites A e B, poliomielite, febre amarela, HPV).
Unidades-referência para BCG, por Gerência Distrital de Saúde (GD) da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre:
GD Centro
Modelo
Santa Marta
GD Partenon/Lomba do Pinheiro
Bananeiras
Santo Alfredo
Panorama
Lomba do Pinheiro
São Carlos
Mapa
Vila Vargas
Ernesto Araújo
Esmeralda
GD Norte/Eixo Baltazar
Assis Brasil
Passo das Pedras II
Santa Rosa
Rubem Berta
GD Sul/Centro-Sul
Camaquã
Beco do Adelar
Tristeza
Ipanema
GD Glória/Cruzeiro/Cristal
Aparício Borges
Vila dos Comerciários
Glória
Cristal
Osmar Freitas
 
GD Noroeste/Humaitá/Navegantes/Ilhas
IAPI
Farrapos
Ilha dos Marinheiros
Navegantes
GD Leste-Nordeste
Bom Jesus
Chácara da Fumaça
GD Restinga/Extremo Sul
Restinga
Lami

/saude /vacinacao

Texto de: Patrícia Coelho
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Ver mais