PSDB – RS

Sampaio irá à Holanda para investigar denúncia sobre Petrobras

carlos-sampaio-foto-george-gianni-psdb7--300x199Brasília (DF) –  Indicado pela Câmara, o deputado federal Carlos (PSDB-SP) fará parte da subcomissão parlamentar que irá à Holanda para apurar o pagamento de propina pela holandesa SBM a funcionários da Petrobras. Mais oito deputados federais integrarão o grupo. A subcomissão externa será instaurada no próximo dia 2. O tucano prometeu empenhar-se nas investigações. No perfil, no Facebook, Sampaio enviou sua mensagem.

“É mais um escândalo do governo Dilma, desta feita envolvendo a Petrobras. Vou a fundo nessa investigação, pois quero saber quem está destruindo um dos mais importantes patrimônios da nação”, afirmou o parlamentar.

A pedido do PSDB, o Ministério Público Federal (MPF) irá apurar tanto os funcionários da estatal quanto a empresa holandesa. Os crimes investigados são a ocorrência de corrupção passiva (dos funcionários) e ativa (da empresa), evasão de divisas, tráfico de influência, violação de sigilo funcional e concussão, termo referente à exigência de vantagens indevidas. As penas para os delitos variam de seis meses a 12 anos de prisão.

As denúncias feitas por um ex-funcionário da empresa holandesa e publicadas na imprensa informam que uma auditoria interna da empresa, aberta para apurar as irregularidades, teria identificado o pagamento de propinas entre 2005 e 2011.

O montante ultrapassaria os US$ 139 milhões. A propina seria repassado por diversas empresas intermediadoras do contrato, por meio de comissão definida em aditivos contratuais. Há ainda relatos de uma troca de emails citando funcionários da Petrobras negociando contratos sem licitação.

 

Ver mais