PSDB – RS

Saúde Bucal de Pelotas é destaque no Prêmio InovaSUS 2018

O trabalho desenvolvido pelo setor de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde (SMS) foi, novamente, destaque nacional. Desta vez no Prêmio InovaSUS do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde, que colocou o projeto Sorrindo na Escola entre as 13 melhores iniciativas dentre as 139 experiências inscritas de todo o país.

O resultado foi divulgado na última semana de 2018 e destacou a atuação dos 37 profissionais de odontologia do Município que, além de atender nos consultórios das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), também prestam apoio às escolas mais próximas, trabalhando em caráter matricial com o assessoramento e a capacitação de novos dentistas.

UBSs Virgílio Costa e Guabiroba são algumas das unidades integradas à Rede Bem Cuidar, com atendimento odontológico. Fotos: Gustavo Mansur/Arquivo

Essa é a terceira vez que a pasta de Saúde figura entre as melhores iniciativas no InovaSUS. Em 2015, durante o governo do ex-prefeito Eduardo Leite, o Município foi premiado com dois projetos: o Mão de Obra Prisional no SUS (MopSUS), que proporciona a ressocialização de apenados do Presídio Regional de Pelotas, e a integração das UBSs à Rede Bem Cuidar, um novo modelo de gestão que oferece atendimento mais humanizado e direcionado a prevenção e promoção da saúde dos usuários.

O InovaSUS é um programa anual do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde que busca reconhecer, incentivar e premiar projetos e experiências inovadoras na Gestão do Trabalho e da Educação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Avaliação

O trabalho passou pelo crivo de três avaliadores técnicos, que analisaram a inovação da proposta além do número total de beneficiados com os atendimentos. Desde que foi criado em 2014, mais de 9 mil crianças e jovens da Educação Infantil ao Ensino Médio, receberam as atividades educativas e de escovação supervisionada, proporcionadas pelo Sorrindo na Escola.

Alunos da rede pública participaram das atividades do Sorrindo na Escola durante a Fenadoce. Fotos: Gustavo Mansur/Arquivo

Outro diferencial do projeto, e que foi determinante para a classificação em 13º lugar, está na parceria com o curso de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que propiciou a capacitação de mais de 350 acadêmicos e o atendimento qualificado em casos mais complexos, por meio do Centro Especializado em Odontologia (CEO) Sorrir.

A integração entre as unidades da rede municipal de saúde e a academia permite que os aluno sejam capacitados e atuem junto aos estudantes da rede pública de ensino, antes de se graduarem.

Atendimento nas escolas

A auxiliar de saúde bucal e uma das responsáveis pela coordenação do projeto, Deise Peres de Freitas, destacou que a proximidade entre as unidades de saúde – onde os dentistas atendem -, e os educandários, é o que determina quais recebem o Sorrindo. Neste ano o projeto chegou a 53 escolas, entre municipais e estaduais.

O material utilizado nas visitas em sala de aula é oferecido pela Secretaria de Educação e Desporto (Smed), tornando o Sorrindo na Escola uma iniciativa intersecretarias – pastas de Saúde e Educação desenvolvem ações conjuntas.

A equipe que coordena o projeto é formada por uma odontopediatra e duas auxiliares de saúde bucal, que formam todo profissional de odontologia que ingressa no serviço público para integrar os atendimentos, feitos de maneira lúdica e educativa. Conforme pesquisa feita pelo setor de Saúde Bucal da Secretaria, desde o início do programa até junho de 2018, 86% dos profissionais que atendem nas 50 UBSs do município passaram pela formação, e 82% deles destacaram estar satisfeitos com os novos conhecimentos adquiridos.

Ver mais