A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Novo encerra o primeiro mês do ano de 2014, comemorando inúmeras conquistas, algumas delas, fruto de projetos encaminhados ainda no ano de 2013. A chegada de dois veículos zero Km, um deles de sete lugares destinado ao transporte de pacientes em viagens longas como Passo Fundo e Porto Alegre. O outro veículo destina-se ao transporte dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família e deverá ser utilizado para a realização das visitas domiciliares e Grupos de Saúde nas comunidades. Um total de aproximadamente R$ 350,000.00 em recursos provenientes do esforço e dedicação dos envolvidos.
Além dos veículos, a secretaria de saúde também foi contemplada com um recurso estadual no valor de R$100.000,00 do Programa Verão numa Boa, o qual deve ser utilizado em ações de promoção de saúde e melhorias na infraestrutura da unidade de saúde. As ações do Programa Verão numa Boa serão desenvolvidas nas comunidades do interior do município, bairros, centro e balneários durante o mês de fevereiro de 2014. É importante salientar que o município recebeu este recurso pelo fato de ser o único na região celeiro que realizou mais de 100 atendimentos por dia na unidade de saúde.
Outra inovação para o ano de 2014 é a criação do Centro Municipal de Promoção de Saúde, situado no prédio da Escola Tancredo Neves no bairro Operário. Neste espaço que está passando por algumas reformas, será desenvolvido Oficinas Terapêuticas de artesanato, pintura, costura, entre outras. A Padaria Comunitária será instalada em uma das salas e passará a desenvolver suas atividades ali. Também será equipada uma sala para a fabricação de alguns tipos de produtos fitoterápicos. O laboratório com computadores do TELECENTRO destinado aos cursos de informática para a comunidade permanecerá no mesmo prédio. As comunidades dos bairros, Operário e Progresso poderão contar com o funcionamento do Núcleo de Prevenção e Atendimento ás Vítimas de Violência e uma Extensão do Núcleo de Apoio a Atenção Básica, que contam com o atendimento de profissional Assistente Social, Psicóloga, Enfermeira e Técnica de Enfermagem que realizará procedimentos básicos como verificação de sinais e curativos em um pequeno ambulatório que será instalado ali.
Mas as conquistas mais comemoradas nos últimos dias são as contratações de duas profissionais Médicas, cada uma com carga horária de 20 horas semanais para realizar atendimentos na Estratégia de Saúde da Família 2.
Dessa forma, lembramos a comunidade que durante o mês de fevereiro os atendimentos médicos das duas Estratégias de Saúde da Família continuarão sendo realizados no período da manhã, devido às férias de um dos profissionais médicos. Contudo, ainda neste mês estará sendo realizada a obra de ampliação da recepção da unidade de saúde, oferecendo mais espaço e conforto aos usuários do serviço.
Motivados pelo êxito do trajeto percorrido até aqui, comemoramos com a equipe de profissionais e gestores todas as conquistas obtidas e continuamos incansáveis na realização de tantas outras melhorias nos serviços de saúde prestados a nossa comunidade.