PSDB – RS

Semana de Pelotas é oficialmente aberta

Nesta segunda-feira (2), a Sala Frederico Trebbi, do Paço Municipal, foi cenário para a abertura oficial da Semana de Pelotas, que realiza 122 atividades, em diversos pontos do município, em alusão aos 206 anos da Princesa do Sul – comemorados em dia 7 de julho.

 A prefeita Paula Mascarenhas, acompanhada pelo vice Idemar Barz e grande parte do secretariado municipal, afirmou que a diversidade e a miscigenação presente em Pelotas são os seus melhores aspectos. A chefe do Executivo desejou que, com a capacidade de trabalho e a união de esforços de todos, seja possível construir um futuro melhor, que impere, sobretudo, a cultura da paz.

Fotos: Gustavo Vara

“Pelotas tem muito o que comemorar nestes 206 anos. Uma cidade com tantas histórias, dificuldades e glórias, que segue se construindo, a cada dia, a partir do talento de cada um dos seus filhos – daqueles que nasceram aqui e dos que aqui escolheram viver”, acrescentou Paula.

 Representando a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Catarina Paladini (PSB) destacou que, mesmo sem ter nascido em Pelotas, escolheu fazer política e morada no município.

“Esta cidade é excelência e referência em acolher e aproximar as pessoas, com carinho, atenção e cuidado”, ressaltou Paladini.

Exposição 

 A abertura da Semana de Pelotas também foi marcada pela inauguração da exposição de arte da professora Deborah Blank, de 84 anos. Natural de Erechim, a artista plástica, que escolheu a Princesa do Sul como morada, expõe ao público, a partir desta segunda, 22 das suas produções.

Também acompanharam a abertura o vereador Eder Blank (PDT), o presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Pelotas, Fábio Gonçalves, e a coordenadora do Núcleo de Ações Afirmativas da UFPel, Rosemar Lemos. O saxofonista Adão Santos foi responsável pela música do evento.

Programação de terça

Durante toda a semana as secretarias organizam atividades específicas para comemoração da Semana de Pelotas. A Secretaria de Educação e Desporto (Smed) promove ações pedagógicas sobre a história do município em todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis).

Na terça-feira (3), os Jogos Escolares de Pelotas (Jepel) ocorrem no turno da manhã e tarde no Ginásio Municipal da Educação Professor Orocindo Azevedo “Karosso”. As exposições artísticas “Um Novo Outono”, de Antônio Augusto Bueno, e “Linhas vivas”, de Vera Rotta, estão abertas à visitação das 9h às 12h e das 14h às 19h, no Espaço Ágape (rua Padre Anchieta, nº 4480). Na sede da Secretaria de Cultura (Secult), na Praça Coronel Pedro Osório, nº 6, a exposição fotográfica “Tons de Mães” é a atração, das 12h30min até as 18h30min. Também ocorre o EncontrARTE, um evento organizado pelo Movimento dos Artistas Plásticos de Pelotas (MAPP), das 9h às 17h30min no Centro Comercial Artes e Ofício Zona Norte, na avenida Fernando Osório, nº 20.

Dia 7 de julho

O ponto alto das comemorações será no sábado (7), dia do aniversário de 206 anos da cidade, que será comemorado com um bolo de 206 metros, distribuído a partir das 16h, no entorno da Praça Coronel Pedro Osório, em frente à Prefeitura. A Balada das Bandas escolares da Smed ocorre a partir das 14h, percorrendo o centro histórico e o calçadão. Das 13h às 15h, o Clube do Choro se apresenta no Mercado Central. O Comida de Rua Pelotas, das 10h às 18h, será no interior da Praça. As finais dos Jogos Abertos de Pelotas (JAP) ocorrem no turno da manhã e tarde no Ginásio Municipal da Educação Professor Orocindo Azevedo “Karosso”.

Confira a programação completa

Ver mais