Um novo passo em direção à composição do Plano de Mobilidade Urbana de Pelotas foi dado, nesta terça-feira (26), com a realização de um seminário temático que reuniu especialistas na área do transporte coletivo. O evento, que ocorre até o fim da tarde no Instituto de Artes e Design (IAD) da UFPel, foi o segundo promovido pela Prefeitura e integra a estratégia de elaborar o Plano de forma coletiva – ouvindo a comunidade e promovendo o debate.
Fotos: Marcel Ávila
A prefeita Paula Mascarenhas destacou a relevância do tema escolhido e a importância de se construir este documento em conjunto com os pelotenses.
“Quando olhamos para o desafio que significa a mobilidade urbana em uma cidade como Pelotas, que tem cerca de 340 mil habitantes e mais de 200 mil veículos, percebemos a importância do transporte coletivo e dos meios alternativos, em geral. Nosso desafio é qualificar este sistema, atrair mais usuários e mostrar o quanto isso pode interferir, efetivamente, na qualidade de vida”, disse Paula.
Avanços
A realidade do transporte coletivo após a licitação inédita no município, que permitiu um novo sistema de funcionamento, foi o foco da palestra do secretário de Transporte e Trânsito (STT), Flávio Al Alam. O titular da pasta destacou a criação do Departamento de Trânsito – composto por seis agentes e três fiscais – como um dos avanços, além da implantação de câmeras, GPS e bilhetagem eletrônica nos coletivos.
Alam salientou que o uso destas tecnologias permite uma fiscalização mais qualificada e possibilita o acesso a atividades importantes no controle de eficiência – como acompanhar os veículos em tempo real, conhecer a velocidade utilizada pelos motoristas e avaliar os itinerários e horários das cerca de 3,7 mil viagens feitas por dia.
Outras facilidades trazidas com o sistema pós-licitação – que completa dois anos de atuação em 31 de julho – como o aplicativo CittaMobi e o botão de pânico, recentemente implementado na cidade, também foram apontadas pelo secretário como novos passos rumo à qualificação do serviço.
Pensar coletivamente
O secretário executivo do Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP), Enoc Guimarães, afirmou que o futuro do trânsito está, diretamente, relacionado à discussão da questão tarifária e os aspectos que a influenciam.
“Temos que olhar para este setor com foco no termo ‘coletivo’ para conseguirmos encontrar o equilíbrio do sistema, beneficiando o maior número de pessoas. Neste sentido, oferecer um serviço de qualidade, com racionalidade para atender os passageiros de forma confortável e segura”, acrescentou.
Apesar de indicadores positivos, como a média registrada no cumprimento de partidas ser de 90%, Guimarães comenta que há muito o que melhorar, considerando que o uso do transporte coletivo tem diminuído em Pelotas. Segundo ele, 3 milhões de pessoas, em média, utilizam o serviço por mês, em contrapartida de 5 milhões, na década de 90.
Preservar o sistema
O superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Luiz Carlos Néspoli, apresentou o panorama nacional da mobilidade urbana e os fatores fundamentais para qualificar e preservar o transporte público, que vem perdendo passageiros ao longo do tempo – o que não é bom para o sistema, explicou Néspoli.
“Pelotas é uma cidade plana, com vias largas, que permite uma mobilidade de qualidade, além de ser facilitadora para a implantação de políticas públicas eficientes”, opinou Néspoli.
O superintendente considera que o município está no caminho certo para construir um Plano de Mobilidade efetivo e explicou que devem ser considerados nesta composição o desenvolvimento sustentável (tanto ambiental quanto econômico), a segurança no deslocamento, a equidade no acesso e no uso do espaço, além de priorizar a acessibilidade universal e a gestão democrática.
Este último aspecto foi ressaltado pelo especialista como ponto positivo em Pelotas – que, até o momento, já realizou nove consultas à comunidade pelotense e criou um site para recolher sugestões.
Acompanharam o seminário o vice-prefeito Idemar Barz; os secretários de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Jacques Reydams; Planejamento e Gestão, Paulo Moraes; Habitação e Regularização Fundiária, Ubirajara Leal; e de Obras e Pavimentação, Ubiratan Anselmo; o coordenador técnico da composição do Plano de Mobilidade Urbana, Evaldo Krüger; e o diretor executivo da STT, Luiz Fernando van der Laan.