PSDB – RS

Senado aprova projeto que abre brecha para legalizar dinheiro sujo

agenciasenado2-300x199Brasília – Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) votou contra o projeto da chamada repatriação de recursos. A proposta que regulariza bens enviados ao exterior sem a devida declaração à Receita Federal foi aprovada no Senado nesta terça-feira (15) por 41 a 27. E segue agora à sanção presidencial.

Na opinião dele, o texto passou com o que se temia: lacunas para que dinheiro fruto de corrupção e de lavagem de dinheiro seja legalizado no País.

Encomendada pela equipe econômica como uma das medidas do ajuste fiscal, a repatriação de recursos dará ao Planalto uma arrecadação estimada entre R$ 100 bilhões e R$ 150 bilhões.

O líder do Governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE), fez um apelo à Casa para que fosse aprovado sem mudanças o texto encaminhado pela Câmara. O petista reconheceu que não havia consenso entre os líderes para a matéria, mas ressaltou que a presidente Dilma Rousseff vetaria os pontos polêmicos.

Mas Aloysio Nunes não acreditou.

“Algumas vezes, já entrei nessa cantilena do ‘aprova que a presidente Dilma veta’. E me arrependo amargamente. Não vou entrar mais nessa!”, disse o tucano.

Ele lembrou também que o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, também havia se comprometido com os vetos, mas questionou se ele se manterá no cargo no próximo mês.

“Eu não sei. Será que ele não vai, diante da sabotagem do próprio PT em relação ao seu governo, pedir as contas e ir embora? E quem virá depois?”

Ver mais