PSDB – RS

Setor de serviços registra pior mês de setembro desde 2012

4035034759_5446791f38_z-300x225A economia brasileira ainda sente os efeitos da forte recessão deixada como legado pelos governos do PT. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (16) que um dos setores que tem mais sofrido com a crise econômica é o de serviços. O volume do setor caiu 4,9% no mês de setembro em relação ao mesmo mês de 2015. A queda é a maior registrada para o mês desde 2012.

Segundo o portal G1, na passagem do mês de agosto para setembro, os serviços prestados às famílias (-0,9%), os de informação e comunicação (-0,6%) e outros serviços (-2,5%) tiveram queda.

Nos três primeiros meses deste ano, a prestação de serviços caiu 0,5% em relação ao trimestre anterior, resultado inferior às quedas registradas no segundo (1,1%) e no primeiro trimestre de 2016 (1,4%).

Segundo o jornal, na comparação com o mesmo trimestre de 2012, a baixa foi de 4,4%. Todos os segmentos apresentaram quedas – a mais forte foi registrada em transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio.

O deputado federal Giuseppe Vecci (PSDB-GO) acredita que a razão para a queda no setor de serviços é ainda consequência dos erros cometidos durantes as gestões petistas. “Vai demorar muito para que o Brasil repare todo o estrago deixado pelo PT. Isso não é algo que se conserte da noite para o dia. Você não retoma o crescimento de um dia para outro. É preciso muito trabalho e a população acaba pagando o preço”, disse.

No entanto, o tucano destacou que o país já começou a caminhar para o “norte” do ponto de vista econômico. Com as medidas certas, segundo Vecci, o setor de serviços vai se recuperar juntamente com a economia, de maneira geral.

“É preciso que o Brasil se fortaleça para poder enfrentar as intempéries que possam vir da economia externa. Para isso, o Congresso e o governo já estão dando os primeiros passos, por exemplo, com essa medida da PEC de gastos, a da Previdência, a questão trabalhista, a questão da reforma tributária. Tudo isso certamente terá que ser colocado em pauta para que a gente possa sair da recessão com segurança”, explicou o tucano.

Vecci destacou que há muito o que se fazer e que o PSDB tem contribuído de forma positiva para a aceleração da recuperação da economia brasileira. “O PSDB tem agido de forma propositiva e, quando não está na vanguarda de algumas propostas, certamente está apoiando outras fundamentais para o crescimento do nosso país”, concluiu.

Ver mais