Para agilizar a tramitação do Projeto de Lei 373/2015, os representantes da Ugeirm Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia e da Associação dos Monitores e Agentes Penitenciários do RS (Amapergs) se reuniram, nesta terça-feira (13), com o líder da bancada do PSDB, deputado Pedro Pereira, autor do projeto. Os policiais manifestaram o total apoio à proposta de Pereira.
A matéria possibilita ao Estado, reaproveitar os servidores inativos da Polícia Civil, da Superintendência de Serviços Penitenciários e do Instituto Geral de Perícias, mas ainda aguarda um parecer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Segundo Pereira, “a criminalidade aumentou em todo o Estado, pessoas inocentes morrem todos os dias e nós não podemos admitir isso. Este projeto ameniza a falta de pessoal da Polícia Civil, da Susepe e do IGP e nada impede a realização de concursos públicos” garantiu.
O relator da matéria, deputado Gabriel Souza (PMDB), em conversa com o deputado Pedro Pereira, se comprometeu em dar encaminhamento a proposta. Segundo o peemedebista, antes de emitir um parecer, favorável ou contrário, ele vai debater o assunto com o secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer.
Entenda
Tramitando na Assembleia Legislativa desde outubro de 2015, o projeto possibilita ao Estado o reaproveitamento de servidores inativos da Polícia Civil, da SUSEPE e do Instituto Geral de Perícias (IGP). Se estes servidores voltarem à ativa, ficará garantido um adicional de 30% em seus salários.
Para o autor do projeto, deputado Pedro Pereira “em muitos casos, estes importantes colaboradores, quando se aposentam, têm o desejo de continuar trabalhando, para dar segurança à população, investigando crimes e colocando bandidos na cadeia”.
Texto e Foto: Rafael Ribeiro – MTE 17665/RS