Brasília (DF) – O Ministério das Relações Exteriores, comandado pelo chanceler José Serra, recebeu com “grande satisfação” a notícia sobre o novo acordo de paz divulgado neste domingo (13) entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Em nota, o Itamaraty afirmou que o governo brasileiro espera que o novo texto obtenha o “necessário apoio da cidadania colombiana e que o mesmo espírito de boa vontade e de reconciliação nacional prevaleça durante a implementação do acordo de paz”.
“Como sempre, o Brasil continuará a contribuir, na medida de suas possibilidades e de acordo com o que solicite o governo colombiano, para que a paz chegue definitivamente à Colômbia, país vizinho e amigo ao qual, neste momento histórico, reiteramos nossas felicitações e nossa solidariedade”, diz a nota.
De acordo com a revista Veja desta semana, o comunicado conjunto do governo colombiano e das Farc destaca que o novo acordo abrange mudanças, precisões e contribuições dos mais diversos setores da sociedade, depois do resultado do plebiscito do dia 2 de outubro, que rejeitou o acordo de paz estabelecido anteriormente.
Na avaliação do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, apesar de o acordo anterior ter sido considerado um dos melhores e mais completos, o novo é melhor.
“Este novo acordo de paz com as Farc retoma e reflete as propostas e as ideias de todos aqueles que participaram no diálogo nacional e responde e esclarece as preocupações que muitos tinham contra o significado do acordo ou a sua aplicação”, disse.
Clique aqui para ler a íntegra da matéria.