Profissionais fazem análise técnica de dados já levantados, bem como atuam no aprimoramento de um questionário a ser aplicado com a população
Órgãos do Município, do Estado e do Governo Federal seguem trabalhando de forma conjunta em Santa Maria para identificar a causa do surto de Toxoplasmose na cidade. Nesse sentido, uma nova equipe se somou aos esforços já empenhados e está atuando em uma pesquisa que busca o foco da contaminação. Tratam-se de técnicos do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS) e da Coordenação Geral de Laboratório de Saúde Pública do Ministério da Saúde.
Ao todo, são quatro profissionais, três do EpiSUS (uma bióloga, um médico e uma enfermeira) e uma enfermeira do Laboratório de Saúde Pública do Ministério da Saúde. Os profissionais chegaram ao Município na sexta-feira (27), e estão atuando na análise dos dados coletados até o momento pelas equipes da Prefeitura e do Estado. Em paralelo a essa análise – que inclui a averiguação dos casos, dos exames aplicados, entre outros –, os técnicos estão trabalhando na elaboração de um instrumento de investigação, que será aplicado com a população.
Conforme o superintendente da Vigilância em Saúde, Alexandre Streb, o instrumento consiste em um questionário, que está sendo aprimorado, a fim de contemplar, de maneira mais ampla, os casos de Santa Maria. O questionário é atualizado conforme o trabalho que é feito pelas equipes da Prefeitura e do Estado, que já estão realizando as pesquisas com os usuários já identificados com a doença, bem como com os que estão sob suspeita.
“Esse instrumento não é estanque. Ele é constantemente atualizado pelos técnicos, que vêm se somar ao nosso trabalho. O foco do EpiSUS é direcionar a pesquisa para as possíveis causas da contaminação. O questionário é amplo, e inclui informações laboratoriais, ambientais, de hábitos dos pacientes, por exemplo”, explica Alexandre.
De acordo com o superintendente, tão logo o instrumento seja finalizado, os técnicos também atuarão em campo, para fazer a aplicação do questionário.
Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria