PSDB – RS

Técnicos do Ministério da Saúde trabalham para identificar causa do surto de Toxoplasmose em Santa Maria

Profissionais fazem análise técnica de dados já levantados, bem como atuam no aprimoramento de um questionário a ser aplicado com a população

Órgãos do Município, do Estado e do Governo Federal seguem trabalhando de forma conjunta em Santa Maria para identificar a causa do surto de Toxoplasmose na cidade. Nesse sentido, uma nova equipe se somou aos esforços já empenhados e está atuando em uma pesquisa que busca o foco da contaminação. Tratam-se de técnicos do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS) e da Coordenação Geral de Laboratório de Saúde Pública do Ministério da Saúde.

Ao todo, são quatro profissionais, três do EpiSUS (uma bióloga, um médico e uma enfermeira) e uma enfermeira do Laboratório de Saúde Pública do Ministério da Saúde. Os profissionais chegaram ao Município na sexta-feira (27), e estão atuando na análise dos dados coletados até o momento pelas equipes da Prefeitura e do Estado. Em paralelo a essa análise – que inclui a averiguação dos casos, dos exames aplicados, entre outros –, os técnicos estão trabalhando na elaboração de um instrumento de investigação, que será aplicado com a população.

Conforme o superintendente da Vigilância em Saúde, Alexandre Streb, o instrumento consiste em um questionário, que está sendo aprimorado, a fim de contemplar, de maneira mais ampla, os casos de Santa Maria. O questionário é atualizado conforme o trabalho que é feito pelas equipes da Prefeitura e do Estado, que já estão realizando as pesquisas com os usuários já identificados com a doença, bem como com os que estão sob suspeita.

“Esse instrumento não é estanque. Ele é constantemente atualizado pelos técnicos, que vêm se somar ao nosso trabalho. O foco do EpiSUS é direcionar a pesquisa para as possíveis causas da contaminação. O questionário é amplo, e inclui informações laboratoriais, ambientais, de hábitos dos pacientes, por exemplo”, explica Alexandre.

De acordo com o superintendente, tão logo o instrumento seja finalizado, os técnicos também atuarão em campo, para fazer a aplicação do questionário.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Ver mais