PSDB – RS

Tucanos analisam o Plano de Desenvolvimento Institucional da UERGS durante encontro com reitora

Durante reunião almoço da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa gaúcha, nesta terça-feira (15), a reitora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Arisa Araujo da Luz, apresentou aos parlamentares o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2017-2021). Os deputados acompanharam a exposição do PDI e fizeram apontamentos atendendo reivindicações de diferentes comunidades referente à oferta de campus e cursos da universidade. Arisa buscou apoio institucional da bancada tucana para obtenção de mais investimentos do governo do Estado.

Entre os pontos destacados no PDI da Uergs estão o fortalecimento de ações no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, como a qualificação dos cursos de graduação e pós-graduação existentes, com foco no desenvolvimento Regional. No Plano de Desenvolvimento Institucional também consta o aperfeiçoamento da infraestrutura de ensino, o fortalecimento de política de inclusão, a consolidação de cursos e o aprimoramento da gestão.

O vice-líder da Bancada do PSDB, deputado Pedro Pereira, e o deputado Adilson Troca, que preside a comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, solicitaram à reitora maior atenção à Metade Sul do Estado. Os parlamentares reivindicaram cursos voltados para as potencialidades da região. “Sabemos que a Uergs possui 24 Unidades. Na Região Sul, a universidade está instalada em Tapes. Acreditamos que poderia ter outra unidade em cidades como Pelotas ou Rio Grande, oferecendo cursos que favoreçam o desenvolvimento regional”, observou Pereira. Os deputados pretendem formalizar essa reivindicação.

O líder da bancada tucana, deputado Lucas Redecker, conduziu a reunião agendada pela líder do partido no Parlamento, deputada Zilá Breitenbach. A parlamentar tucana atua na defesa de investimentos no ensino superior e recentemente buscou a liberação de recursos da Fazenda Estadual para investir no campus da Uergs em Três Passos, beneficiando os estudantes da Região Celeiro.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Ver mais