O setor de varejo registrou em 2015 o desempenho mais fraco desde a era Collor (1990-1992). Segundo dados da consultoria Nielsen, no ano passado houve queda de 1,2% na quantidade de mercadorias vendidas, a maior retração no indicador desde 1992. Para o deputado federal Vanderlei Macris (PSDB-SP), os resultados refletem a falta de administração do governo Dilma em nosso País.
“Uma gestão incompetente, uma gestão que não tem caminhos, não tem horizonte, não tem objetivo, nenhum projeto capaz de redirecionar a situação que nós vivemos na economia. Você tem aí na ponta de toda a economia, a questão do varejo. Quando o varejo começa a mostrar a falta de capacidade de continuar investindo, de continuar vendendo, isso mostra que a população brasileira tá com com nível de poder aquisitivo mais baixo”, disse.
Para o tucano, o Brasil precisa trilhar o caminho de um novo governo para se refazer economicamente. “Um novo governo que possa criar expectativas positivas novamente para a sociedade. Caso contrário, teremos uma uma situação muito trágica no país. A presidente Dilma não tem capacidade política de articular o Congresso Nacional. Perdeu totalmente a capacidade de governar. E o caminho realmente é o impeachment para termos uma perspectiva nova”, afirmou.
Entre os segmentos que mais sentiram a recessão econômica atual estão bares, com retração de 4,8%, e padarias e mercearias, com queda de até 4,5% em 2015.