Brasília (DF) – O Dia das Mães foi fraco para o comércio do país. Pela primeira vez em 13 anos, as vendas na semana da data comemorativa recuaram em relação ao ano anterior. Segundo a Serasa, a queda foi de 2,6%, a primeira retração na série do indicador, iniciada em 2003.
Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo desta terça-feira (12) relatou que o resultado reflete o cenário de crise, marcado pela combinação de inflação alta com aumento do desemprego, baixo nível de confiança do consumidor e taxa de juros ascendente.
Apenas no final de semana do Dia das Mães, a queda foi ainda mais acentuada, 3,9% em todo o país na comparação com o mesmo período de 2014.
Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, as vendas do varejo são um termômetro importante no ritmo da economia e, com o resultado negativo de vendas no Dia das Mães, aumentam as chances de que o Produto Interno Bruto (PIB) do 2º trimestre do ano seja negativo.
“Há consenso no mercado de que o PIB do 1º trimestre ficou abaixo do de 2014”, Quando as vendas caem (no comércio), isso significa menos pedidos para a indústria e também menos demanda de serviços”, afirmou.
Ainda de acordo com a reportagem, uma enquete feita pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo mostrou queda no valor médio do gasto este ano – de R$ 65 em 2014 para R$ 57 em 2015. Segundo a publicação, o varejo deixou de faturar R$ 7 bilhões no Dia das Mães deste ano.