O Projeto de Lei (PL 188/2019) de autoria do deputado Luiz Henrique Viana (PSDB), que inclui o pêssego e seus derivados no cardápio da merenda escolar da rede pública estadual de ensino foi aprovado nesta semana na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. Viana explicou que, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Rio Grande do Sul é o maior produtor da fruta no país, com uma área de 13 mil hectares de pomares.
O deputado tucano apresentou a proposta depois de analisar o volume da produção de pêssego no Estado, além de ressaltar aspectos nutricionais. “A produção gaúcha de pêssego representa 40% de toda a produção nacional e a maior concentração de área plantada está distribuída em duas regiões, Zona Sul e Serra”, observou. Na Zona Sul pêssego é destinado para a indústria e na Serra a fruta vai para o consumo fresco.
Viana defendeu o fortalecimento da cadeia produtiva do pêssego, por ser uma cultura tão expressiva no Estado. “Também precisamos valorizar os pequenos produtores. O projeto que apresentei cumpre esse papel”, concluiu. A matéria segue agora para Comissão de mérito na Assembleia e na sequência será apreciada pelos parlamentares em plenário antes de se transformar em lei.
Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)