Terça-feira (12), às 14h, no auditório de Centro de Eventos, o Conselho Municipal do Idoso, a Associação de Aposentados e Pensionistas de Pelotas e o IFSul apresentam o tema Violência contra o Idoso, para debate e reflexão. O objetivo é comemorar a Lei 13.646/2018, que definiu 2018 como “Ano de Valorização e Defesa dos Direitos Humanos”, e o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (15 de junho).
“Ano de Valorização e Defesa dos Direitos Humanos” — Foto: Divulgação
O presidente do Conselho Municipal do Idoso de Pelotas, Dorval do Nascimento Osório, e a pró-reitora de Extensão e Cultura do IFSul, Gisele Loureiro Duarte, salientam que o objetivo do evento é sensibilizar a sociedade para o debate das diversas formas de violência doméstica e institucional contra a pessoa idosa, disseminando a ideia de não as aceitar como normais.
Para os organizadores, a violência é uma grave violação dos direitos humanos. Será proposta a articulação em rede para para enfrentá-la, além do incentivo à prática de diversas formas de prevenção, com vistas ao envelhecimento digno, saudável e pleno. A Prefeitura apoia o evento.