O domingo ensolarado foi um convite para atrair o público no segundo dia da Virada Cultural, que teve sua programação reorganizada por causa da chuva em sua noite de abertura. O Grupo de Cultura popular de Caxias do Sul, Zingado, iniciou a programação do palco principal as 16h, com dança, cânticos e instrumentos que valorizam a pluralidade cultural do Brasil.
Baseado em pesquisa e estudo de ritmos brasileiros, o grupo está reunido há 10 anos e realiza releituras de cânticos populares, com o objetivo de criar novas texturas e fusões. Durante a apresentação, por exemplo, houve côco, maracatu e ciranda.
O público aplaudiu entusiasmado com a mistura de ritmos do show que foi marcado por presenças ilustres, como o mestre Kako Xavier, e uma representação artística do Bumba Meu Boi, que cativou a platéia. A receptividade de Pelotas foi reconhecida e elogiada pelos artistas.
“Foi uma delícia! A gente lamentou a chuva de ontem, mas agradece essa readequação de horário, foi perfeita.” comentou Cristiane Ferronato, 41, uma das fundadoras do grupo Zingado.
O show do Zingado estava programado para às 23h de sábado, mas devido à chuva torrencial, foi transferido para a tarde deste domingo. Os demais shows marcados para a madrugada, das bandas The Experience Nebula Room e Bruxa de Sade, foram cancelados e serão apresentados em outros eventos da Prefeitura.
Palco Cidade
As atrações do Palco Cidade seguem com a apresentação da Fábrica de Gaiteiros com a Escola Municipal Francisco Barreto, Clube do Choro e Banda Afroentes. O encerramento da Virada, às 19h, é marcada pelo show “Gaita na Fábrica”, de Renato Borghetti. Às 20h30min fechando a programação o show Agora somos Nós, da Tamborada e convidados, exaltando Pelotas como a Cidade do Tambor de Sopapo.
Descentralização da Virada Cutural
Além dos shows no Largo do Mercado, diversas as atrações ocorrem em seis locais diferentes. No Tablado Cênicas, no Jardim do Centro Cultural Adail Bento Costa (Casarão 2 da praça Coronel Pedro Osório, sede da Secult), dedicado às intervenções teatrais, ocorrem apresentações a partir das 16h. Ainda, intervenções artísticas na travessa Conde Piratini e Comida de Rua no Theatro Guarany integram a programação da Virada.
A Virada Cultural é uma realização da Prefeitura de Pelotas e conta com o apoio do SESC, Sagres, CMP Celulose Riograndense e Otroporto.