Na quarta-feira (30) a deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB) lançou nas redes sociais uma campanha incentivando o voto após os 70 anos. No Brasil o voto é obrigatório para quem tem de 16 a 70 anos, após este período ele é opcional.
Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada em 2013 indica que a população de idosos no RS vai praticamente dobrar em menos de 20 anos e representar quase 20% do total de habitantes do estado em 2030. A projeção é baseada no baixo número de nascimentos registrada no estado. Enquanto a população não parou de crescer – passou de 10,7 milhões no ano passado para 11,1 milhões em 2013 –, a taxa de fecundidade despencou: é quase cinco vezes menor que há 50 anos.
“Vale lembrar que são consideradas idosas pessoas com mais de 65 anos. Estamos incentivando que todo cidadão que tem mais de 70 anos vote nestas eleições, exerça seu direito e possa cobrar de seus representantes apoio para as políticas públicas voltadas a terceira idade. Ando por todo o estado e percebo que a sociedade ainda não está preparada para dar suporte ao crescimento da população idosa. Faltam investimentos na área da saúde, assim como faltam abrigos adequados para bem atender a todos”, argumenta Zilá.
A parlamentar ainda explica que os gaúchos estão vivendo cada vez mais e, consequentemente, as aposentadorias estão minguando. Assim defende que o valores das mesmas sejam revisados. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os resultados de 2012 das Tábuas Completas de Mortalidade, usadas pelo Ministério da Previdência Social como um dos parâmetros para determinar o fator previdenciário nas aposentadorias pelo INSS.
Quando a expectativa de vida aumenta, também eleva o desconto do fator previdenciário. Zilá que desde seu primeiro mandato palestra para grupos da terceira idade de todo o estado enfatizando os direitos dos idosos, ainda distribui gratuitamente a Cartilha do Idoso, que contem além do Estatuto do Idoso orientações para uma melhor qualidade de vida após os 65 anos.