
Nos últimos anos, as cidades do estado deixaram de arrecadar cerca de 450 milhões de reais, e a aprovação da PEC 31 representa para muitos municípios a independência financeira e uma esperança de que a o balcão de negócios implantado pelo PT na capital federal chegue ao fim. Para o tucano, o governo petista impõe uma ditadura financeira que atrapalha a administração e o desenvolvimento dos municípios. “Nossos prefeitos não precisarão mais sair daqui e ir até Brasília de pires na mão implorar e pedir o que já é dos municípios por direito”, disse Guglielmi.
Como líder do PSDB na Assembleia Legislativa, o parlamentar costuma receber reivindicações de muitos prefeitos que na maioria das vezes ficam sem alternativas de investimentos, por que o caixa das prefeituras está sem recursos.
Na avaliação do parlamentar, pouco adianta os municípios se preocuparem em ter mais indústrias e fomentar o comércio e os serviços se 70,1% da arrecadação vai para pra a união. “Eu não tenho dúvida que a partir de agora os prefeitos terão um pouco mais de conforto pra investir em áreas prioritárias como educação, saúde e a infraestrutura”, disse.
O deputado enfatiza que principalmente as pequenas cidades precisam dos recursos pra atender as necessidades básicas da população. “É importante que os prefeitos possam fazer uma programação de investimentos para os 12 meses do ano sem ter as oscilações de receita devido a essa situação de desconforto que os municípios são obrigados a enfrentar por causa do tipo de política adotada pela presidência da república”