Por unanimidade, a Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado aprovou o requerimento do senador Paulo Bauer (PSDB/SC) para a criação de uma missão especial para acompanhar os deputados que irão à Holanda apurar as denúncias que envolvem a Petrobras. O documento também foi assinado pelo líder da bancada tucana no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP).
“Como disse ontem [quarta-feira] no Plenário, eu tinha certeza de que meus colegas iriam aprovar o requerimento. No Senado temos a obrigação de fiscalizar atos do governo federal. As denúncias são graves e exigem nosso empenho, bem como o dos colegas deputados, que criaram uma Comissão Externa da Câmara para apurar as acusações que pesam contra a Petrobras”, comentou Bauer.
O caso envolve denúncias de que a empresa holandesa SBM Offshore teria pago US$ 250 milhões, de 2005 a 2011, em propina. Deste montante, US$ 139 milhões teriam sido pagos a funcionários da estatal brasileira. A SBM Offshore, que aluga plataformas para companhias de petróleo, tem contratos com a Petrobras e já admitiu que uma investigação interna apura tais práticas.
O presidente da CRE, senador Ricardo Ferraço (PMDB/ES), vai informar à Mesa do Senado a aprovação do requerimento ainda na tarde desta quinta-feira. Os nomes e a quantidade dos participantes ainda não foram definidos. Na opinião de Bauer, seriam suficientes de dois a três parlamentares. A decisão será tomada pela Comissão. Ferraço comentou que a tendência é esta, incluindo representantes da oposição e do governo.
(Alessandro Bonassoli, da Assessoria de Comunicação)