Doze cidades de Santa Catarina com mais de 100 mil habitantes participaram da pesquisa Cidades Conectadas,realizada pela empresa Medialogue. Foram analisados 28 indicadores de quatro critérios que serviram para agrupar as cidades em Mega conectadas (destaque na maioria dos indicadores), Super conectadas (bom desempenho na maioria dos indicadores) e Conectadas (desempenho mediano na maioria dos indicadores). Ficaram no primeiro grupo as cidades de Blumenau, Brusque, Florianópolis e Itajaí. No segundo, Balneário Camburiú, Joinville e Tubarão. No terceiro, Chapecó, Jaraguá do Sul, Lages, Palhoça e São José. Criciúma não foi avaliada nessa pesquisa porque o site da prefeitura encontrava-se fora do ar no momento de coleta dos dados.
O objetivo da pesquisa foi analisar como as cidades vêm utilizando recursos digitais para se relacionarem com o cidadão. As cidades foram avaliadas nos critérios de presença na web, como permitem o contato online da população, atualização dos canais e o público alcançado. O estudo está baseado na pesquisa similar produzida pela Universidade de Illinois com 75 cidades dos Estados Unidos, e na Medialogue Político 2.0 que avaliou a influência de deputados federais e senadores na internet.
O estudo é o primeiro de uma série de pesquisas produzidas pela Medialogue que analisará 70 cidades em 15 estados brasileiros. “Hoje, já se começa a avaliar que é tão importante para as prefeituras oferecer o acesso à internet como atender às demandas por transporte público e outros serviços básicos”, afirma Alexandre Secco, especialista em estratégia digital da Medialogue. O levantamento também avaliou como os prefeitos dessas cidades usam a internet e as redes sociais. Os destaques entre os políticos foram Napoleão Bernardes Neto (PSDB), prefeito de Blumenau, e Udo Döhler (PMDB), de Joinville. Ambos pela presença número de seguidores nos principais canais digitais. O prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Jansen (PP), foi o destaque por conseguir maior interação dos moradores em seus canais.
A pesquisa Cidades Conectadas estará disponível para download gratuito assim como todos os outros estudos da Medialogue. A empresa já publicou mais de 30 estudos abordando as relações entre governo, política e comunicação digital. O mais importante deles é a pesquisa Político 2.0, que faz um retrato do uso da internet e das redes sociais pelos deputados federais e senadores. Os estudos e pesquisas da Medialogue podem ser baixados gratuitamente em: