PSDB – SC

Coordenada pelo deputado Marcos Vieira, Rota do Milho ganha apoio institucional da ALESC

Coordenada pelo deputado Marcos Vieira (PSDB), Frente Parlamentar quer somar forças com lideranças políticas e empresariais de Santa Catarina, da Argentina e do Paraguai.

Tema considerado importante para o crescimento do agronegócio catarinense, a chamada Rota do Milho recebeu na última segunda-feira (11) o apoio formal da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por meio do lançamento de uma frente parlamentar específica para cuidar do tema.

A construção de uma alternativa para atender a elevada demanda do mercado catarinense por milho é o foco da Frente Parlamentar em Favor da Rota do Milho, coordenada pelo deputado Marcos Vieira (PSDB) e que conta com o apoio de 35 outros deputados estaduais. O lançamento oficial do órgão aconteceu em meio ao 1º Fórum Internacional Agro Sem Fronteiras, realizado entre os dias 11 e 12 no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó.

A proposta, conforme Marcos Vieira, é que a frente articule as ações necessárias para viabilizar a importação de milho do Paraguai, via Dionísio Cerqueira, em um trajeto muito mais curto do que os atualmente utilizados para buscar o produto nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, ou mesmo do Paraguai – porém entrando no Brasil via Foz do Iguaçu (PR).

Atualmente, Santa Catarina registra um déficit anual que pode chegar a até 3,5 milhões de toneladas do grão, sobretudo devido a sua utilização para a alimentação de aves, suínos e, mais recentemente, do gado leiteiro. Diante disto, o parlamentar estima que a medida possibilitaria ganhos de competitividade às agroindústrias catarinenses, evitando que, no pior cenário projetado, elas se vejam obrigadas a migrar para outros estados em função dos custos do milho.

“Será possível economizar de R$ 2 a R$ 5 por saca de milho em custos de transporte. Parece pouco, mas em uma cadeia produtiva tão grande, isso pode gerar milhões de economia em frete por ano. Por isso essa tratativa da rota do milho é extremamente importante também para o futuro do agronegócio aqui em Santa Catarina”, explicou Marcos Vieira.

 

Comunicação Deputado Estadual Marcos Vieira – PSDB
Giancarlo Baraúna | 
Rodrigo Braga
Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *