Prefeitos catarinenses do PSDB criticaram as medidas anunciadas pelo governo federal para o corte do Orçamento. Os tucanos alertam que a redução de R$ 10 bilhões nas despesas pode ser apenas a ponta do iceberg. Eles temem que as medidas possam atingir as emendas parlamentares que beneficiam os municípios em áreas prioritárias como saúde, educação e saneamento principalmente nas pequenas cidades, onde o dinheiro é vital para a complementação dos recursos.
O presidente da Associação dos Prefeitos do PSDB de Santa Catarina, Evandro Eredes dos Navegantes, prefeito de Penha, alertou sobre os sinais vindos de Brasília nos últimos dias.
“Os discursos e atitudes do governo federal são carregados de máscaras que devem ser desvendadas pelos formadores de opinião. Além disso, já são direcionados para o período eleitoral do próximo ano”. E acrescentou: “as atitudes e os comentários presidenciais tentam mascarar a verdade econômica. Na realidade o Brasil segue em estado de alerta. É preciso que os investimentos públicos sejam revistos e melhor direcionados”.
“A manutenção da máquina pública, hoje, é colocada com prioridade federal, quando na realidade, é preciso que o crescimento da qualidade de vida do brasileiro seja o primeiro plano. O brasileiro não se sente seguro pois observa justamente que o Governo Federal não é transparente e pouco atua para mudar esse cenário, tentando tratar a realidade nacional de forma partidária, utilizando de cada discurso para mera conversa de palanque”, definiu.