PSDB – SC

Dalírio assume cadeira no Senado

$alttextMesa do Senado empossou na terça-feira,  Dalírio José Beber (PSDB-SC), que assume o mandato de senador no lugar de Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), morto no último dia 10 em decorrência de infarto. Dalírio Beber irá exercer o mandato até janeiro de 2019.
“Prometo guardar a Constituição Federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de senador que o povo me conferiu, e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”, afirmou Beber, sendo em seguida empossado no cargo pelo presidente do Senado, Renan Calheiros.Aos 66 anos, o advogado e empresário repetiu nos corredores do Senado, o que já disse muitas vezes à imprensa, que não esperava e não desejava tomar posse no Senado devido à morte do peemedebista, e que preferia ele vivo.“Assumo com muita responsabilidade e até com preocupação, mas espero dar continuidade ao trabalho dessa grande liderança, de maior expressão, e que interrompeu sua trajetória de vida e política abruptamente. Vou cumprir o dever constitucional e dar continuidade ao trabalho de Luiz Henrique para melhorar a condição de vida das pessoas”, destacou.Beber também se comprometeu a levar adiante a luta de Luiz Henrique em relação ao pacto federativo: “Eu vejo que temos que lutar muito para os municípios terem uma participação significativa, que nada mais é do que o pacto federativo, tão defendido pelo Luiz Henrique”.

O filho do senador Luiz Henrique, Cláudio Appel da Silveira, também foi chamado para participar do ato, e cumprimentou o sucessor do pai.

Dalírio Beber

Massarandubense, aos 19 anos escolheu Blumenau para viver, formou-se em Direito e conheceu a vida pública como office-boy em uma diretoria da prefeitura do município. Passou mandatos sucessivos como servidor e cresceu, chegando a ocupar diretorias e secretarias. Em 1989 foi um dos fundadores do PSDB em Santa Catarina. Ajudou a difundir o partido no Estado, teve vários cargos de diretoria até chegar à presidência estadual da sigla, em 2003. No governo do Estado foi presidente da Agência de Fomento de Santa Catarina (Badesc) e da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). Ocupava o cargo de presidente de honra dos tucanos catarinenses.

Beber não é exatamente um rosto conhecido da maior parte dos eleitores. Concorreu duas vezes. Em 1996 perdeu a prefeitura de Blumenau para Décio Lima (PT) e em 1998 ficou apenas com a suplência de deputado estadual. Mas sua participação não é pequena, é considerado um homem de bastidores. Um de seus pupilos é o jovem prefeito Napoleão Bernardes, 32 anos, que foi acolhido por ele no PSDB de Blumenau ainda adolescente.

Foi convidado por Luiz Henrique para a posição de suplente muito pelo apreço do peemedebista ao trabalho de articulação de Beber, um dos responsáveis por convencer o PSDB a compor a tríplice aliança que o levou ao primeiro mandato de governador.

Texto publicado Adjori –

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *