O PSDB de Santa Catarina ganhou mais um reforço no Senado Federal. O empresário Dalírio Beber assumiu na terça-feira a cadeira de Senador. Ele vai formar parceria política com o também tucano Senador Paulo Bauer e fortalecer ainda mais os pleitos para o Estado. É a primeira vez na história de Santa Catarina que o PSDB tem dois senadores e a certeza que vão trabalhar para honrar ainda mais o povo do Estado e do Brasil. Na sua chegada Dalírio foi saudado com um discurso proferido pelo Senador e Presidente Nacional do PSDB Aécio Neves.
“Nós do PSDB já tivemos a oportunidade de manifestar a nossa tristeza e o nosso profundo pesar pelo passamento do grande catarinense senador Luiz Henrique da Silveira. A sua falta será permanentemente sentida entre nós. Quis o destino que a substituí-lo, o Senado Federal tivesse a oportunidade, o privilégio de contar com um homem público da estatura moral e da experiência política do senador Dalírio. Ilustre companheiro, boas vindas!
E nessa Casa do Congresso Nacional, eu tenho certeza que Vossa Excelência continuará a sua bela trajetória, defendendo, sempre, aqueles que mais precisam da atuação dos seus representantes. Como presidente do PSDB, dou, portanto, a Vossa Excelência, e a tantos catarinenses que aqui estão, a ocupar o plenário e as galerias dessa casa, não só as boas vindas; mas me permito, senador Renan, ao final, a todas elas, lideranças políticas expressivas, prefeitos, parlamentares, vereadores que aqui estão, me permito abusar e deixar também uma palavra de agradecimento profundo pelo extraordinário resultado eleitoral que Santa Catarina deu ao PSDB nas eleições de 2014. Bem-vindo, senador Dalírio.”.
O novo Senador fez questão de frisar o respeito pela história do seu antecessor, o ex-governador Luiz Henrique da Silveira. “A política catarinense está de luto, pois Luiz Henrique era uma referência na política nacional. A política perdeu um dos seus grandes nomes e eu perdi um grande amigo”, ressaltou Dalírio antes do seu ato de posse.
Desde a sua chegada a Brasília, Dalírio esteve acompanhado do Senador Paulo Bauer mostrando a sintonia existente entre os dois parlamentares. Beber foi empossado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e na sequência subiu à mesa da casa e emocionado leu o compromisso constitucional. Após recebeu os cumprimentos dos Senadores da Bancada como Álvaro Dias, Aloysio Nunes, José Serra e outros. Na sequência oficialmente o novo Senador recebeu as boas-vindas de Aécio Neves (PSDB/MG), presidente nacional do PSDB.
Dalíro fez que questão de frisar que não gostaria de substituir Luiz Henrique em função do seu falecimento. “O substituo com o coração apertado, entretanto, estou aqui para cumprir o dever constitucional”.
Acompanhado de Bauer, Dalírio começou a viver um novo momento no Senado. Almoçou com os tucanos Aécio, Álvaro Dias (PR), Cássio Cunha Lima (PB), Antonio Anastásia (MG), José Serra (SP), Aloysio Nunes (SP) e outros.
Presidente de honra do PSDB catarinense, Dalírio tem formação em Direito. Aos 66 anos é um experiente gestor público. Já comandou a Agência de Fomento de Santa Catarina (Badesc) no governo de Luiz Henrique entre os anos de 2007 e 2010. Depois foi no governo de Raimundo Colombo. O novo Senador também é um grande articulador com forte atuação nos bastidores. A prova disso foi a eleição de Napoleão Bernardes para a prefeitura de Blumenau. Napoleão superou nomes fortes como Ana Paula Lima (PT), Jean Kuhlmann (PSD) graças a intervenção de Dalírio. Em reconhecimento ao trabalho de Dalírio, Napoleão esteve presente na sua posse.