PSDB – SC

Dalirio Beber exalta manifestações e cobra diálogo por parte do governo federal

imagem_materia dia 20 cred. Agencia SenadoO senador Dalirio Beber, que voltou a presidir durante mais de uma hora a sessão do Senado Federal, defendeu nesta quinta-feira (20), em Plenário, as manifestações do último domingo. O tucano ressaltou que também participou do movimento e destacou o caráter pacífico e o fortalecimento da cidadania e da democracia.

“A cada manifestação mais claras foram as intenções dos que saíram às ruas: não à corrupção e contra os desacertos do Governo Federal, da Presidente Dilma Rousseff e de seu Partido, o PT”, disse.

Dalirio ainda salientou a última pesquisa DataFolha, apontando que  66% dos brasileiros defendem a abertura de um processo de impeachment da presidente.

Ele lembrou que, na Câmara dos Deputados, foram protocolados alguns desses pedidos contra a presidente, que, para o senador, perdeu a credibilidade para governar o país. Também citou trechos da carta do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que sugere um pedido de desculpas público da presidente, acusando-a de apresentar uma “realidade econômica inexistente” à população.

O senador ainda lamentou que o governo não adote as medidas adequadas para enfrentar as dificuldades econômicas. Para o senador catarinense, o ajuste fiscal deve aumentar o desemprego e gerar mais crise, com redução da arrecadação. “E isso acaba se refletindo nas contas públicas dos estados e municípios, que estão sem dinheiro para cumprir as funções a eles atribuídas”.

E completou: “Cada vez mais os brasileiros querem ver nos homens públicos seriedade, que sejam coerentes entre o que dizem e o que fazem no dia a dia. A nação, com certeza, não se furtaria a um sacrifício para a superação de dificuldades da conjuntura econômica se pudesse contar com o comprometimento da autoridade que lhe faz a convocação. Mas para que isso aconteça é preciso que o governante tenha credibilidade, o que está faltando à Presidente e a seu Partido”, destacou.

Por mais de uma vez, o tucano cobrou o diálogo e a volta da credibilidade do governo federal, como fundamentais para a retomada do crescimento econômico e a estabilidade social e econômica.

“O diálogo prometido pela presidente em diversas oportunidades desde que foi reeleita, nunca aconteceu. O diálogo ficou no vazio. E agora, só terá espaço se vier acompanhado de uma atitude de humildade, da Presidente e seu governo, ao realizar o “mea culpa”.

Dalírio citou o artigo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, onde prevê a “desarticulação crescente do governo”.

“Para mim, é a situação que já estamos assistindo hoje. A oposição está fazendo o papel que a democracia lhe determinou, que é fiscalizar e cobrar aquilo que foi prometido durante o processo eleitoral. As promessas que foram feitas naquela época, com certeza não são as mesmas que hoje estão sendo praticadas pelo atual governo. Os reflexos da reoneração, ontem aprovada pelo Senado Federal, agravarão ainda mais o quadro de dificuldades das empresas e, como consequência, vai aumentar o desemprego”, finalizou.

 

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *