A pedido da deputada federal Geovania de Sá, a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público realizará mesa-redonda para discutir a atual situação do Complexo Portuário de Itajaí. A reunião deve ser seguida de visita técnica conjunta do colegiado com a Comissão de Viação e Transportes.
Com as chuvas recentes em Santa Catarina, o canal do Porto de Itajaí perdeu cerca de três metros de profundidade, o que restringe a navegabilidade e compromete a segurança da navegação na região. Ano após ano, inúmeros municípios do Estado sofrem com a chuva que, além de causar estragos, resulta no fechamento do Complexo Portuário de Itajaí, que fica exatamente na foz do Rio Itajaí-Açu.
A situação é preocupante, já que 70% da receita do município de Itajaí (hoje o maior PIB de Santa Catarina) vem da movimentação do complexo, que gera arrecadação de impostos e impulsiona o setor de serviços. Em 2014, foram gerados US$ 26 bilhões entre importações e exportações em SC, sendo que o Complexo Portuário de Itajaí tem participação de 70% desse valor.
(Do Portal PSDB na Câmara/ Foto: Alexssandro Loyola)