O deputado estadual Mario Marcondes (PSDB) propôs e foi aprovada, na sessão ordinária da Assembleia Legislativa, moção de repúdio aos delegados da Receita Federal de Florianópolis – Saulo Figueiredo Pereira – e da 9ª Região Fiscal, com sede em Curitiba, Luiz Bernardi. Desde o dia 4 de julho, a Agência da Receita em São José está fechada sem maiores explicações por parte das autoridades. Toda a demanda pelos serviços do órgão na região agora está concentrada na Central de Florianópolis, localizada na ilha de Santa Catarina, prejudicando os usuários de pelo menos 11 municípios continentais.
Segundo Marcondes, o ato prejudicará não só o atendimento ao empresariado local, mas também os contribuintes pessoas físicas da região. “Tanto se fala no poder público ficar mais próximo do cidadão e fomentar a atividade empresarial. E nesse momento difícil por que passa a economia brasileira, é isso que recebemos do governo federal, algo que prejudicará não só São José, mas outros 10 municípios da região,” assinalou Marcondes, salientado que o município é o sexto que mais arrecada impostos em Santa Catarina.
O deputado já iniciou mobilizações junto à classe empresarial da Grande Florianópolis, conclamando, ainda, as forças políticas a se engajarem neste processo. Na Alesc, Marcondes obteve manifestações de apoio dos colegas parlamentares. A ideia é pressionar em todas as frentes, indo inclusive a Brasília para lutar pela reabertura da agência josefense.