O líder da bancada do PSDB na Assembleia, deputado Serafim Venzon, repercutiu na tribuna as notícias veiculadas na imprensa catarinense dando conta de que os cortes de despesas do governo federal na área educacional estão atingindo em cheio o ensino superior no estado, prejudicando alunos e professores e a economia como um todo.
Segundo ele, os cursos da Universidade Aberta do Brasil mantidos pela Universidade Federal de Santa Catarina estão sendo afetados. Prejudicam mais de 2 mil estudantes. Estão canceladas atividades dos polos de Blumenau, Canoinhas, Lages, Braço do Norte, Itapema e Pouso Redondo.
“Com cursos paralisados devido à greve de servidores e professores, cortes no orçamento de investimentos e biblioteca e restaurante fechado, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) começa o segundo semestre numa situação complicada e confusa por conta dos recentes cortes no Ministério da Educação, que atingiram as aulas e investimentos de expansão também na Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), no Oeste, e no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)”, relatou o deputado.
Diante desta realidade questionou: “Onde foi parar o discurso eleitoral da presidente Dilma Roussef sobre prioridade para educação com o slogan “Brasil: Pátria Educadora”?
Assessoria Liderança Bancada PSDB