PSDB – SC

Desprezo pelo Sul

O Sul do Brasil é um destacado e desenvolvido polo turístico, cultural e econômico do país. A colonização por desbravadores europeus e seus descendentes construiu Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, fazendo da região o orgulho dos que lá vivem. Temos o maior IDH no país e o terceiro maior PIB per capita. Nossa população é a mais alfabetizada e o índice de pobreza está abaixo da média nacional.

foto 2Nada disso parece sensibilizar o governo federal. Ao invés de recebermos o merecido retorno dos impostos federais recolhidos nos três estados em 2013 – a região Sul foi a segunda que mais contribuiu com os cofres públicos – temos em troca o descaso do Palácio do Planalto.

Vejamos o Paraná, governado pelo PSDB. Lá fica claro o caráter revanchista do PT. O governador Beto Richa enfrenta discriminação política sem o repasse de recursos fundamentais para investimentos em saúde, segurança e educação. No Rio Grande do Sul, que tem o PT no comando, a situação deveria ser oposta. Mas promessas feitas na campanha para eleição de Dilma, como a construção da segunda ponte do Rio Guaíba, até hoje são pouco mais do que palavras soltas no tempo.

Em Santa Catarina a situação é semelhante. Nós catarinenses compartilhamos com nossos irmãos gaúchos e paranaenses o descaso do governo federal. As duplicações das rodovias federais também foram promessas do PT. As obras no trecho Sul da BR-101 em SC estão perto de completar uma década. Recentemente, fomos surpreendidos com outra notícia negativa. Cancelaram o edital de licitação para a duplicação do Lote 1 da BR-280, entre o porto de São Francisco do Sul e o entroncamento da BR-101 Norte. O trecho é essencial para o transporte de cargas e pessoas. Engarrafamentos e acidentes fatais, com irreparáveis prejuízos econômicos e em vidas, continuam configurando o cenário. Uma triste realidade de abandono que acontece em vários outros casos no Sul. Além da indignação de nossa gente, ficam no ar as perguntas: até quando seremos obrigados a viver isso? Qual o motivo para tanta desconsideração pelo Sul? As respostas cabem aos dirigentes do governo federal e aos líderes que o integram e apoiam.

 

Paulo Bauer

Senador e presidente do PSDB de SC

*Artigo publicado na revista “Voto” – edição 110 – abril de 2014

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *