PSDB – SC

Em audiência histórica, deputados pedem manutenção da isenção de ICMS sobre os defensivos agrícolas.

 Quase 2 mil produtores rurais lotaram a Assembleia para pressionar o governo do Estado.

A Assembleia Legislativa foi palco nesta quarta-feira (11) da maior audiência pública de sua história, com as galerias, Auditório Antonieta de Barros, Plenarinho Paulo Stuart Wright, salas das comissões e o hall principal absolutamente lotados, com quase 2 mil produtores rurais que vieram acompanhar o debate sobre a manutenção da isenção da alíquota de ICMS sobre os defensivos agrícolas. A ampla maioria se manifestou contrária à tributação por temer o aumento dos custos, que impactariam nos preços e tirariam a competitividade do agronegócio catarinense.

Presidente da Comissão de Finanças e Tributação, o deputado Marcos Vieira (PSDB) foi o proponente da audiência pública e presidiu os trabalhos. Para o deputado, foi um dia histórico para o parlamento catarinense, que mais uma vez mostrou protagonismo nas grandes questões de interesse da sociedade catarinense.

“A audiência atingiu seus objetivos, pois mostrou a força e o descontentamento do produtor catarinense com a possibilidade de pagar mais impostos, e por ter feito o governo do Estado, através do secretário da Fazenda Paulo Eli, se colocar de forma favorável à manutenção do convênio 100/97 do Conselho de Política Fazendária (CONFAZ) na próxima reunião do conselho, dia 3 de abril, em Natal (RN), o que na prática significa que não haverá alteração na isenção de ICMS nos defensivos agrícolas”, ressaltou o Deputado Marcos Vieira, que completou: “Parabéns aos deputados, que em sua quase totalidade participaram da audiência, defenderam o produtor agrícola e assinaram a moção do parlamento que pede ao governador que oriente o voto de Santa Catarina no CONFAZ de forma a seguir com a isenção de ICMS nos defensivos. E parabéns a todas as entidades ligadas ao agro catarinense, em especial a Faesc, Fetaesc, Ocesc e Fecoagro, que mostraram muita força em favor de quem trabalha e produz no nosso Estado”, finalizou o deputado Marcos Vieira.

A audiência também teve a participação da Comissão de Agricultura e Política Rural, presidida pelo Deputado José Milton Scheffer (PP), e ainda contou com a presença de 36 dos 40 parlamentares, algo inédito em se tratando de audiências públicas na Alesc. Todos os deputados assinaram a moção, entregue ao secretário da Fazenda Paulo Eli, e também entregaram aos representantes do governo do Estado (além de Eli, estava presente o Secretário de Agricultura Ricardo Gouvêa) um abaixo assinado com mais de 1,6 mil assinaturas colhidas ao longo da audiência.

Assessoria de imprensa
Deputado Estadual Marcos Vieira (PSDB)
Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *