Com o objetivo de realizar ações que visam diminuir a criminalidade na cidade, além de melhorar as condições do Presídio Regional de Blumenau, o Conselho da Comunidade da Comarca de Blumenau pré-lança nesta quinta-feira, dia 27, a campanha “Livre de Preconceito”. Desenvolvida em parceria com a Universidade Regional de Blumenau (Furb), a campanha tem como foco a reinserção do ex-presidiário na sociedade.
Através de outdoors, folder, site, camisetas e com o apoio da imprensa, a campanha vem com a intenção de fazer a comunidade refletir sobre o preconceito que o ex-presidiário enfrenta ao sair da detenção. Para Marilu Rocha Ribas, presidente do Conselho, a iniciativa é extremamente importante, pois pretende, principalmente, amparar os detentos que buscam ressocialização ao cumprirem sua pena.
“Hoje percebemos o preconceito que o ex-presidiário sofre quando sai do presídio, e diante disso, é difícil que ele seja amparado e reeducado para que não cometa delitos novamente”, conta Marilu. Ela ainda fala que o número de reincidência é muito alto, e trabalhar essa questão com a sociedade é um meio de diminuir esse número. “Além disso, buscamos conscientizar as pessoas para melhorar o tratamento que eles recebem dentro do presídio, para que realmente possam ser reeducados, e tenham de vontade de recomeçar”, finaliza.
Conselho
O Conselho da Comunidade é um órgão instituído pela Lei de Execução Penal (LEP), formado por representantes de órgãos civis e governamentais. A LEP é uma lei que trata do cumprimento das penas no País, e que tem por objetivo efetivar as sentenças dispostas após decisão criminal, além de proporcionar condições para uma integração social harmônica do condenado e do internado.