PSDB – SC

Paulo Bauer defende ferrovia como opção para transporte de passageiros

Brasília – O senador Paulo Bauer (PSDB/SC) defendeu na manhã desta quarta-feira que, independente do traçado a ser definido para a ligação ferroviária entre o Norte e o Sul do Brasil, a linha que cruzará Santa Catarina deva ser conectada com a chamada Ferrovia Litorânea. Para ele, a obra propiciaria, além da logística para o escoamento da produção da indústria catarinense, o transporte de passageiros.
Bauer se baseia na informação recebida durante reunião realizada em Brasília entre o Fórum Parlamentar Catarinense e a Valec, empresa pública criada pelo governo federal para cuidar do modal ferroviário no Brasil.
“Nos foi informado que a ferrovia terá bitola de 1,80m e poderá ser utilizada por composições que alcançam velocidade de até 180 quilômetros por hora. Isso seria ideal para o transporte de passageiros, algo que aliviaria consideravelmente o problema dos congestionamentos na BR-101″, comentou.
De acordo com Bauer, no encontro dos parlamentares catarinenses com os técnicos da Valec ficou claro que somente uma análise técnica, econômica e ambiental é que poderá determinar o traçado da ferrovia. A empresa tem o compromisso de produzir e apresentar esse estudo.
A dúvida existente em Santa Catarina é sobre o percurso da estrada de ferro. Municípios e lideranças defendem, de um lado, que a obra passe pela região do Planalto Norte para chegar ao Porto de São Francisco do Sul. Outro grupo, prefere que a ferrovia passe pelo Porto de Itajaí mediante a construção de uma nova ferrovia no litoral.
Na opinião do senador, é justo o interesse das duas regiões do Estado. Mas a escolha precisa mesmo ser tomada em função de estudos técnicos adequados. Um ponto positivo da reunião foi a confirmação por parte da Valec que, com qualquer traçado escolhido, é possível realizar a conexão da região Oeste com a Ferrovia Litorânea, para garantir o transporte da produção agroindustrial.

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