PSDB – SC

Governo Dilma não cumpriu nenhuma das 20 metas estabelecidas na área da educação

criancas-escola-educacao-300x200O slogan “Pátria Educadora” utilizado repetidas vezes durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff foi desmentido nesta terça-feira (8) após a divulgação do relatório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) sobre as metas alcançadas pelo país na área de educação entre os anos de 2014 e 2016. Das metas previstas pelo governo da petista no Plano Nacional de Educação (PNE), nenhuma foi cumprida integralmente.

O Brasil está longe de alcançar o principal objetivo estabelecido pelo PNE de investir 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na área da educação até 2024. Essa é a opinião da secretária executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, que durante o evento, explicou que os recursos repassados em 2015 para a área educacional caíram significativamente.

De acordo com dados do Tesouro Nacional, em 2015 foram investidos apenas 5,3% do PIB em educação. Maria Helena estima que esse percentual deverá ser ainda menor neste ano. A secretária executiva também ressaltou que, no ano passado, o investimento do Ministério da Educação foi de R$ 6,1 bilhões, ante R$ 11,2 bilhões em 2014 – numa queda de 46% entre dois governos da própria petista.

O deputado federal Rodrigo de Castro (PSDB-MG) atribuiu o mau desempenho na área aos erros cometidos pelo governo Dilma. “Houve uma irresponsabilidade total. Todas essas promessas foram apenas mais uma jogada de marketing do PT. Eles criaram um slogan marqueteiro. Bonito nas palavras, mas vazio em termo de conteúdo. Durante todo esse período de governo do PT não houve nenhum movimento significativo em direção a uma educação de maior qualidade e mais inclusiva para todos os brasileiros”, afirmou.

O tucano acredita que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que institui um teto para os gastos públicos vai ajudar o Brasil a retomar o crescimento econômico e, consequentemente, melhorar os investimentos na educação. “O que nós assistimos hoje é uma total falta de recursos para o financiamento da educação brasileira. Isso é resultado de anos de uma política desastrosa fiscal, monetária e econômica do PT. Agora, nós estamos tentando arrumar a casa para que o Brasil volte a crescer e volte a ter capacidade de investimento, inclusive na educação, que deve ser priorizada de fato e não somente nos discursos”, concluiu.

O balanço do Inep também mostrou que outras metas não foram cumpridas, como a que estabelecia a universalização do acesso das crianças à pré-escola, a garantia que todas as crianças e adolescentes de 4 a 17 anos com necessidades especiais tenham acesso à educação básica e a alfabetização de todas as crianças até o final do 3º ano do ensino fundamental, entre outras.

Clique aqui e veja as 20 metas não cumpridas pelo governo Dilma elencadas pelo G1.

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *