O economista Álvaro Preis, ex-presidente do diretório municipal do PSDB de Florianópolis (SC), afirmou que a população brasileira tem sentido, cada vez mais, os efeitos da inflação.
“Em janeiro deste ano, em Florianópolis, um almoço em um restaurante que serve pratos rápidos custava em média 12 reais. Em março, o preço passou para 18 reais. Hoje, a mesma refeição não sai por menos de 25 reais”, disse.
Preis afirmou que a alta do dólar e da inflação vai pesar muito mais no bolso dos empresários, e enfatizou que o aumento da moeda americana é puxado principalmente pela desvalorização da moeda brasileira.
“Do meu ponto de vista a má gestão do dinheiro público e o gasto excessivo com a máquina do governo federal, além do evidente descontrole das contas públicas, é o que está gerando a inflação”, disse.
O economista afirmou que o governo do PT gasta mal e não investe como deveria em infraestrutura, deixando de gerar empregos. Um exemplo claro do desperdício do dos recursos públicos, para Preis, são as obras mal feitas do programa “Minha Casa, Minha Vida”, no qual depois de entregues aos beneficiários muitas casas têm que ser refeitas em decorrência da falta de fiscalização adequada durante a execução do projeto.
“Minha avaliação como economista é que o Brasil hoje está em decadência e essa situação vai provocar um atraso no desenvolvimento do país”, afirmou.
Para Peris, que hoje trabalha como consultor de investimentos, as medidas adotadas pelo governo são inconsistentes e desastrosas e geram insegurança nos investidores. “Depois o próprio governo diz que não sabe por que os investidores estão fugindo do país”, declarou.
“O governo não aproveitou as oportunidades que apareceram com as crises econômicas mundiais e principalmente a crise americana. Agora o capital foi embora e o castelo começa a ruir por que foi construído na areia”, disse.