PSDB – SC

Iniciativa do deputado Vicente Caropreso, seminário expõe ações de sucesso na Alesc

img_0662Considerado um sucesso, o Primeiro Seminário Catarinense de Boas Práticas na Área das Crianças e Adolescentes teve início às 08 horas da manhã e foi presidido pelo Deputado Estadual Dr. Vicente Caropreso. “Divulgar estes trabalhos é de extrema importância para que as experiências possam ser multiplicadas e os profissionais valorizados”, destacou Dr. Vicente no discurso de Abertura.

As atividades iniciaram com a palestra, “Política Pública para a Criança e Adolescente em Santa Catarina”, ministrada pela Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Dra. Josiane Petry Veronese.

O primeiro estudo de caso apresentado foi o das “Crianças Expostas ao vírus HIV” da Prefeitura de São José. Foi descrito o acompanhamento realizado desde 2012 pelo Serviço Social e a Psicologia do Centro de Vigilância em Saúde (CVS) no Programa de HIV/AIDS, junto às crianças expostas a doença. O trabalho com crianças expostas busca identificar os fatores que interferem no processo de adesão ao tratamento para garantir, conforme preconiza o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) que “Toda criança e o adolescente tem direito a proteção à vida e a saúde, mediante e efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência”.

Em seguida foi a vez da Polícia Militar expor sobre o PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, iniciativa institucional que interage com a população por meio de atividades educacionais com foco na prevenção ao uso de drogas e violência.

Dando continuidade, os participantes conheceram o Projeto Paternidade e Drogas Não Combinam do Instituto Paternidade Responsável de Lages. O trabalho é realizado através de teatro de fantoches nas escolas públicas com foco na conscientização de alunos de dez aos dezoito anos. Objetivo principal é fazer um trabalho de prevenção e orientação sobre a importância de ter um Projeto de vida longe das drogas e de uma gravidez sem planejamento. Sempre ressaltando a realidade do Brasil que possui o maior número no mundo de pessoas registradas somente e o primeiro nome do Pai e em primeiro lugar com maior número de detentos.

A manhã de trabalho foi encerrada com o Instituto Padre Vilson Groh que divulgou a Rede IVG. Nas comunidades onde atua, o Instituto presta serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, inserção social e laboral, assistência social, defesa e garantia de direitos, cultura e esporte, ensino fundamental e médio. Como os membros e voluntários definem a REDE IVG é um “sonho que se sonha junto”. É uma construção coletiva e que possibilita-nos refletir, pensar e agir em conjunto, compartilhar conhecimento e recursos.

O evento foi abrilhantado por apresentações artísticas e culturais encenadas por adolescentes de projetos sociais.  Já a Prefeitura de Ouro apresentou o Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculo “Arte e Vida”.

img_0584A tarde começou com a exposição do Projeto Novos Caminhos. Resultado de uma parceria entre o Tribunal de Justiça (TJSC), a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), o Programa tem a finalidade desenvolver as potencialidades e contribuir para a construção da autonomia dos adolescentes com idade acima de 14 anos em situação de acolhimento. No projeto os jovens são acompanhados individualmente e encaminhados a programas de escolarização, qualificação, profissionalização e atividades complementares.

O Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviço à Comunidade (PSC) foi um dos cases levados pela Prefeitura de Jaraguá do Sul. Os adolescentes e jovens que prestam serviços comunitários e estão em Liberdade Assistida são acompanhados pela equipe técnica do Serviço, com o objetivo de trabalhar a responsabilização pelos seus atos e sensibilizá-los sobre a importância do autoconhecimento como busca principal do seu desenvolvimento, respeitando o processo individual e coletivo, para a superação de sua situação atual.

Logo após, foi a Prefeitura de Içara com o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora que promove um olhar diferenciado e comprometido com todos os atores envolvidos no processo de acolhimento.

O Primeiro Seminário Catarinense de Boas Práticas na Área das Crianças e Adolescentes foi um palco de diálogo e troca de experiências e foi aprovado por todos os participantes.

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *