Em 1984, Tancredo Neves, ao lado de outros líderes, tais como Ulysses Guimarães, Franco Montoro, Teotônio Vilela, etc., imbuídos do mesmo ideal, ou seja, de devolver aos brasileiros o direito de escolherem livremente seu Presidente da República, percorreram as principais cidades do país buscando a mobilização da população, pressionando o Congresso Nacional para que a emenda constitucional que assegurava o fim do regime militar, com a eleição direta do chefe máximo da Nação, fosse aprovada.
Como isso não foi alcançado, Tancredo Neves, aceitou disputar a eleição presidencial, através do Colégio Eleitoral, enfrentando toda a pressão exercida pelos militares a favor do candidato do Regime Vigente. E, mesmo com tudo isso, em 15 de Janeiro de 1985, venceu o candidato do Regime Militar.
Inspiração para mudança!
A eleição de Tancredo Neves decretou, em definitivo, o fim de um período negro de nossa história, sobretudo quando se fala nas liberdades democráticas de toda e qualquer sociedade desenvolvida, respeitando a liberdade de pensar e agir que todos os cidadãos de uma Nação devem ter.
Há exatos 31 anos, portanto, graças a capacidade de grande articulador de Tancredo Neves, o Brasil se encheu de esperança, esperança de dias melhores, e que aumentou com a convocação de uma Assembleia Constituinte para discutir e aprovar a Constituição que nos rege desde outubro de 1988. O Brasil passou a ser outro. Muito melhor.
Tancredo Neves, acolhido por um mal súbito, faleceu antes mesmo de assumir a titularidade de Presidência da República. Mesmo assim, a lembrança de sua caminhada política em defesa dos interesses do Brasil, e, sobretudo, seu desejo de que país trata-se a todos igualitariamente, foram o norte firme dos primeiros passos do processo de redemocratização, que permitiu ter uma democracia muito sólida, capaz de suportar os desafios e provocações dos difíceis dias de hoje.
Tancredo Neves é por tudo isso o principal personagem da redemocratização brasileira, iniciada há 31 anos. Viva o grande líder da democracia brasileira! Que possamos nos inspirar nele e na sua trajetória para lutarmos para o fortalecimento da nossa democracia hoje, e para que o Brasil, mais uma vez, possa ser outro!
Dalirio Beber – Senador da República