Deputado Marcos Vieira e o Senador Paulo Bauer conheceram a operação de três empresas de Pinhalzinho que são destaque nacional

O deputado estadual e presidente estadual do PSDB Marcos Vieira e o senador Paulo Bauer (PSDB) visitaram o parque da indústria láctea da Cooperativa Aurora, as futuras instalações da planta da empresa Tirol e as instalações da Zagonel, todas com sede em Pinhalzinho, e genuinamente catarinenses.
Nas visitas, na quarta-feira 25/01/2017, as lideranças tucanas conheceram as operações e conversaram com os diretores, acompanhados do prefeito de Pinhalzinho Mário Woixeten Cena. “Tivemos a oportunidade de ver in loco o resultado do empreendedorismo catarinense e dos benefícios que ele traz ao nosso Estado e ao Brasil”, disse o deputado Marcos Vieira.
Na cooperativa Aurora, a maior do Brasil, que conta com 70 mil associados, emprega 26,5 mil pessoas e faturou R$ 16,2 bilhões em 2015, o serviço funciona 24 horas. De acordo com o diretor geral, Mário Lanznster, a planta de Pinhalzinho processa 1,3 milhão de leite/dia e só não produz mais por falta de fornecimento de energia elétrica na região. “O nosso Grande Oeste é responsável por 75% de toda a produção de leite do Estado”, revelou o diretor.
Este impedimento de crescimento, conforme o deputado Marcos Vieira é uma barreira que precisa ser vencida, junto com a questão do transportes dos insumos. “Santa Catarina tem 100 mil quilômetros de rede monofásica, que não tem qualidade para a indústria e isso precisa ser modificado, assim como precisamos urgentemente de uma ferrovia que traga o milho do Centro do Brasil para o Grande Oeste, pois todos os dias, somente a Aurora precisa de 90 mil sacos de milho para alimentar frangos e suínos”, explicou Marcos Vieira.
Além da indústria que processa o leite, instalada em Pinhalzinho, a Cooperativa Aurora ainda conta com 7 indústrias de frango e outras 8 de suíno.

Na planta da empresa Tirol, que tem sede em Treze Tílias, Bauer e Vieira viram de perto os operários que estão instalando o maquinário para a inauguração da estrutura, que contou com investimento de R$ 85 milhões. “Assim que entrar em funcionamento, vamos processar mais um milhão de litros de leite por dia”, disse o diretor Fábio Drech.
A empresa que coleta o leite em 9.860 produtores deve inaugurar sua nova fábrica na metade de fevereiro de 2017. “Outra gigante catarinense que muito nos orgulha, além de poder abrir até 150 novas vagas de trabalho diretamente”, comemorou o senador Paulo Bauer.

A última empresa visita foi a Zagonel, fundada há 25 anos e que iniciou com o empreendedorismo nato.
Dirigida e fundada pelos irmãos Roberto e Luiz Zagonel, tornou-se referência nacional e pioneira na fabricação de chuveiros inteligentes. Atualmente a empresa aposta na fabricação de luminárias e lâmpadas de lead, usando tecnologia 98% nacional, se tornaram a única no Brasil com esta especialidade. “É muito bom saber que a Zagonel está abrindo vagas de emprego e projeta crescer 40% neste ano. Uma empresa que investe na qualificação e que faz muito pelo Brasil, pois suas lâmpadas chegam a economizar 80% de energia elétrica”, falou o deputado Marcos Vieira.
Conforme Bauer e Vieira, que pela manhã do mesmo dia participaram da abertura da 19 edição da Itaipu Show Rural, uma das maiores feiras do Brasil no setor de tecnologia na agricultura, o agronegócio precisa ser incentivado. “Temos muitas lacunas que precisam ser reparadas, como a própria BR-282, a única rodovia da integração do Estado e que está totalmente estrangulada, por isso, as autoridades precisam estar unidas para atender as demandas e fazer com o que o nosso Estado continue orgulhando o Brasil”, completou Marcos Vieira.