O deputado estadual, Marcos Vieira (PSDB) encaminhou 3 indicações: ao Governo do Estado, a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e a Secretaria de Estado da Saúde, para buscar a resolução de problemas do município de Maravilha e de toda a região. A primeira indicação, encaminhada ao governador, Raimundo Colombo, por meio da indicação 0170.5/2014, solicita a celeridade nas obras de construção de uma subestação da CELESC em Maravilha. De acordo com Vieira, é uma responsabilidade assumida pela estatal e que afetará positivamente a região do Extremo Oeste, possibilitando um desenvolvimento econômico que atualmente não é possível por causa da baixa oferta de energia elétrica e da alta demanda, especialmente das indústrias que não podem se expandir, causando prejuízos à região. O deputado lembra que a prefeitura de Maravilha fez a sua parte doando um terreno, faltando apenas às providências da CELESC, afirmadas em uma Audiência Pública promovida por Vieira, em Maravilha.
A segunda indicação (nº 0171.6/2014) foi encaminhada ao presidente da Fatma, Alexandre Rates, solicita o empenho para a criação e construção do Posto Avançado de Controle Ambiental (PACAM) em Maravilha. Para Vieira, a construção é urgente, pois a sociedade está carente de serviços que possam agilizar a liberação de empreendimentos, além da fiscalização dos órgãos ambientais. Ele lembra ainda que o Posto beneficiaria além da Regional de Maravilha, a Regional de Palmitos, o que pela abrangência do serviço já seria suficiente para a confirmação da solicitação. “Atualmente são dezenas de processos à espera de avaliação e fiscalização, o que resulta na dificuldade na realização de empreendimentos”, explica o deputado.
Já a terceira indicação de número 0146.5/2014 deputado estadual Marcos Vieira (PSDB) foi encaminhada para a Secretaria de Estado da Saúde e solicita a criação de uma UTI Neo Natal no Hospital São José, de Maravilha, que atenderia todo o Extremo Oeste do Estado. De acordo com Vieira, somente em Maravilha a ocorrência de partos prematuros chega a 10%. Atualmente, apenas 10 leitos de UTI Neo Natal estão disponíveis no Oeste do Estado, junto ao Hospital Regional de Chapecó, obrigando transferências para os municípios de Concórdia, Xanxerê e Lages, quando não para Joinville. “Queremos crer que o governador Raimundo Colombo e a secretária de Estado da Saúde, Tânia Eberhardt se sensibilizem pelo problema grave da falta de leitos desta especialidade”, disse Vieira.
Conhecedor da realidade da Saúde do Oeste, o deputado Vieira foi o responsável pela abertura dos 10 leitos de UTI no Hospital São José, de Maravilha, possibilitando, por meio de transferência de recursos do governo do Estado, a manutenção dos leitos, bem como a doação de diversos equipamentos hospitalares, como o Arco X, mamógrafo dois aparelhos de anestesia.