PSDB – SC

Mercado reage de forma positiva às denúncias da nova fase da Lava Jato

economia-bovespa-foto-fabio-pozzebom-abr1-300x204O mercado financeiro reagiu de forma positiva às denúncias deflagradas, na manhã desta segunda-feira (22), pela Operação Acarajé, da Polícia Federal – nova etapa da Lava Jato. A avaliação do mercado é que o pedido de prisão do publicitário João Santana, responsável pelas campanhas eleitorais de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006, e da presidente Dilma Roussef, em 2010 e 2014, complicam mais o governo federal – com a percepção de que a troca no comando do país pode ajudar na retomada da confiança dos empresários e investidores.

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, fechou em alta de 4,07%, com 43.243,85 pontos. O dólar, por sua vez, fechou em queda de 1,94%, cotado a R$ 3,9417 – segundo dia útil consecutivo de queda da moeda americana à vista em relação ao Real (-2,66% no período).

Segundo matéria do jornal O Estado de S.Paulo desta terça-feira (22), analistas do mercado financeiro consideram que o risco político passa a ser o maior potencial para um eventual ponto de virada ou inflexão da profunda recessão em que se encontra o Brasil. “A volatilidade ainda está forte, mas notícias que deixam o impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff, mais perto são aplaudidas pelo mercado de capitais”, disse João Augusto Salles, analista da Lopes Filho ouvido pelo Estadão.

Ação PSDB

As suspeitas sobre pagamentos irregulares ao marqueteiro petista, se comprovadas, reforçam as ações com pedidos de cassação da chapa Dilma-Temer em 2014 movidas pelo PSDB – que devem ser julgadas nos próximos dias pelo TSE. O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, declarou, nesta segunda (22), que o envolvimento do publicitário João Santana na nova fase da Operação Lava Jato vincula dinheiro de propina à campanha da presidente Dilma Rousseff em 2014.

“Os episódios apontados hoje são os mais graves já apresentados pela operação Lava Jato, porque vinculam o dinheiro da propina da Petrobras através do operador Zwi Skornicki a pagamento feito à campanha eleitoral da presidente Dilma, em 2014, no caso, via o seu marqueteiro”, disse Aécio, em seu perfil no Facebook. “O PSDB está solicitando a juntada desses documentos ao processo que caminha no TSE”, ressaltou o tucano.

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *