
A mobilidade urbana é considerada um dos grandes gargalos de Florianópolis, que tem a maior taxa de população urbana do estado e maior crescimento demográfico da última década em Santa Catarina, de acordo com o IBGE. Pensando nessa questão, o candidato ao governo do estado Paulo Bauer aposta em um novo jeito de fazer campanha: promovendo um bicicletaço no município. Com dezenas de bicicletas, a ação foi realizada pela militância no último sábado (30), às 9h. A concentração aconteceu na Avenida Hercílio Luz, em frente ao antigo Colégio São José, onde atualmente está localizado o comitê da coligação Muda Brasil, Muda SC; de lá, seguiram pela ciclovia da Hercílio Luz, parando para tirar foto em frente à Catedral Metropolitana de Florianópolis. Os ciclistas passaram ainda pelo Mercado Público, seguindo pela Beira-Mar Norte até o Trapiche.
A ideia de promover a ação em Florianópolis aconteceu quando o candidato pedia votos em Itapema na última semana e, ao entrar em uma loja de bicicletas para se apresentar e buscar mais algum eleitor, recebeu do proprietário do estabelecimento, Jean Carlos Matias, o pedido de, se eleito, baixar os valores do Substitutivo Tributário, imposto sobre mercadorias vindas de outros estados.
O tucano assumiu o compromisso de estudar a reivindicação com muita atenção, já que vê na renúncia fiscal uma eficiente maneira de melhor gerir a administração pública. Ali mesmo surgiu a ideia de utilizar bike e capacete para uma ação rápida na rua, buscando mais votos. Em seguida, ouviu de moradores que a questão da mobilidade urbana é um problema também em Itapema. Voltou para casa com no mínimo dois temas para aprimorar a campanha e o plano de governo.
O servidor público e candidato a deputado estadual Mauro Beal (PEN), preocupado com as questões relacionadas ao meio ambiente, marcou presença no bicicletaço, juntamente com militantes do PSDB, PP, PEN e PPS. No mesmo dia, na região outros dois eventos foram promovidos por militantes da coligação Muda Brasil, Muda SC: uma caminhada no bairro Estreito, em Florianópolis, e outra no município de São José – que contou com a presença do vice-prefeito da cidade, José Natal (PSDB).