Durante uma manifestação a favor do governo da presidente Dilma Rousseff, na segunda-feira (11) em Brasília, a Polícia Militar do Distrito Federal prendeu um militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) carregando R$ 55 mil reais em dinheiro vivo, guardado dentro de uma mochila. Segundo informações da jornalista Vera Magalhães, no blog Radar On-line da revista Veja, José Carlos dos Santos não soube explicar a origem do dinheiro.
A manifestação foi organizada pelo MST, pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e outros movimentos simpatizantes do governo petista. O militante foi preso ao chegar ao acampamento do MST próximo ao Teatro Nacional, na Esplanada dos Ministérios. Os sem-terra tentaram impedir a prisão, mas José Carlos dos Santos foi levado para a 5ª delegacia, onde prestou depoimento.
Segundo os policiais, o militante do MST foi abordado porque carregava duas mochilas. A suspeita inicial era de que ele poderia portar artefatos que seriam usados em confrontos com a Polícia Militar.
José Carlos dos Santos também não conseguia explicar coerentemente a sua ligação com os protestos. Em alguns momentos, afirmava apoiar Dilma e o ex-presidente Lula, em outros dizia que não gostava das manifestações. Após o depoimento, ele foi liberado.